O Núcleo de Atletismo de Vila Real foi fundado em 2000 e tem atualmente 47 atletas. Carlos Valente é o presidente do clube, seccionista e treinador. O orçamento ronda os 3.500 euros.
O Núcleo de Atletismo de Vila Real foi fundado em 2 de Outubro de 2000. Um grupo de atletas de outro clube de uma aldeia vizinha, decidiu criar uma nova coletividade mas na cidade e assim nasceu o NAVR.
Carlos Valente é o presidente do clube que tem 50 sócios que pagam uma quota anual no valor de 40 euros.
Ainda sem sede, tem apenas a Secção de Atletismo em funcionamento, movimentando atualmente 47 atletas, dos quais 35 são seniores e veteranos e os restantes, da Escolinha.
A Secção tem dois responsáveis, o presidente nas Escolinhas e João Leandro nos seniores e veteranos.
“Todos são bons, claro que há sempre uns melhores do que outros, somos uma equipa unida”
Com um campeão nacional de maratona
O NAVR conta com um campeão nacional da maratona. Foi em 2001, pouco depois da formação do clube. O autor da proeza foi o seu presidente Carlos Valente que venceu então no tempo de 2h22m24s.
Numa Associação de Atletismo com apenas 16 clubes filiados e num interior muitas vezes abandonado pelas autoridades, não é fácil a prática da modalidade em condições satisfatórias.
Os atletas participam em provas de pista, estrada e trails. O clube utiliza a pista de atletismo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e mostra-se satisfeito com os resultados obtidos. Carlos Valente, que passa boa parte do tempo na pista a ensinar, não destaca um nome em particular. “Todos são bons, claro que há sempre uns melhores do que outros, somos uma equipa unida”.
O clube tem 17 maratonistas e quanto a treinadores, para além de Carlos Valente, conta com um nas Escolinhas e a colaboração temporária de 3 estagiários da UTAD.
Aposta na formação
Como é natural, não tem sido fácil a aposta na formação. Para Carlos Valente, “não é fácil pôr as crianças a praticar atletismo. Estamos no interior e os pais e as crianças ainda veem o futebol como modalidade principal. Mas lá se vai aguentando, entre 12 a 15 criancinhas já é muito bom”.
NÚCLEO DE ATLETISMO DE VILA REAL
Concelho: Vila Real
Ano fundação: 2000
Presidente: Carlos Valente
Sócios: 50
Técnicos: 2
Orçamento: 3.500 euros
Objetivos para esta época
Para esta época, os objetivos passam por manter unido o grupo e continuar o projeto. O clube foi no ano passado, vice-campeão regional de estrada e vai lutar pela reconquista do título, quer por equipas, quer individualmente.
Orçamento de 3.500 euros
O clube tem subsídios estatais e de algumas empresas privadas mas que são insuficientes face às despesas. Acabam por ser os atletas a equilibrar o orçamento que ronda os 3.500 euros anuais.
Os apoios aos atletas passam pelas inscrições nas provas disputadas na cidade e fora (uma), fatos de treino, camisolas de competição e camisolas de aquecimento.
O clube também celebrou protocolos com clínicas, para tratamentos e massagens, bem como com outras instituições da cidade.
Falta um maior dinamismo da Associação de Atletismo
Quanto às principais dificuldades na prática da modalidade, Carlos Valente refere os invernos rigorosos, falta de provas e apoio das entidades. “O mais importante é a Associação de Atletismo de Vila Real apostar mais na divulgação e na formação dos atletas, principalmente nas escolas e estar mais próximo dos clubes que os representam”.