Núcleo de Atletismo de Vila Real/A lutar contra a interioridade e o marasmo das entidades oficiais

0
165

O Núcleo de Atletismo de Vila Real foi fundado em 2000 e tem atualmente 47 atletas. Carlos Valente é o presidente do clube, seccionista e treinador. O orçamento ronda os 3.500 euros.

O Núcleo de Atletismo de Vila Real foi fundado em 2 de Outubro de 2000. Um grupo de atletas de outro clube de uma aldeia vizinha, decidiu criar uma nova coletividade mas na cidade e assim nasceu o NAVR.

Carlos Valente é o presidente do clube que tem 50 sócios que pagam uma quota anual no valor de 40 euros.

Ainda sem sede, tem apenas a Secção de Atletismo em funcionamento, movimentando atualmente 47 atletas, dos quais 35 são seniores e veteranos e os restantes, da Escolinha.

A Secção tem dois responsáveis, o presidente nas Escolinhas e João Leandro nos seniores e veteranos.

“Todos são bons, claro que há sempre uns melhores do que outros, somos uma equipa unida”

Com um campeão nacional de maratona

NAVR-equipa2O NAVR conta com um campeão nacional da maratona. Foi em 2001, pouco depois da formação do clube. O autor da proeza foi o seu presidente Carlos Valente que venceu então no tempo de 2h22m24s.

Numa Associação de Atletismo com apenas 16 clubes filiados e num interior muitas vezes abandonado pelas autoridades, não é fácil a prática da modalidade em condições satisfatórias.

Os atletas participam em provas de pista, estrada e trails. O clube utiliza a pista de atletismo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e mostra-se satisfeito com os resultados obtidos. Carlos Valente, que passa boa parte do tempo na pista a ensinar, não destaca um nome em particular. “Todos são bons, claro que há sempre uns melhores do que outros, somos uma equipa unida”.

O clube tem 17 maratonistas e quanto a treinadores, para além de Carlos Valente, conta com um nas Escolinhas e a colaboração temporária de 3 estagiários da UTAD.

Aposta na formação

Como é natural, não tem sido fácil a aposta na formação. Para Carlos Valente, “não é fácil pôr as crianças a praticar atletismo. Estamos no interior e os pais e as crianças ainda veem o futebol como modalidade principal. Mas lá se vai aguentando, entre 12 a 15 criancinhas já é muito bom”.

NÚCLEO DE ATLETISMO DE VILA REAL

NAVR-logotipoConcelho: Vila Real

Ano fundação: 2000

Presidente: Carlos Valente

Sócios: 50

Técnicos: 2

Orçamento: 3.500 euros

Objetivos para esta época

Para esta época, os objetivos passam por manter unido o grupo e continuar o projeto. O clube foi no ano passado, vice-campeão regional de estrada e vai lutar pela reconquista do título, quer por equipas, quer individualmente.

Orçamento de 3.500 euros

O clube tem subsídios estatais e de algumas empresas privadas mas que são insuficientes face às despesas. Acabam por ser os atletas a equilibrar o orçamento que ronda os 3.500 euros anuais.

Os apoios aos atletas passam pelas inscrições nas provas disputadas na cidade e fora (uma), fatos de treino, camisolas de competição e camisolas de aquecimento.

O clube também celebrou protocolos com clínicas, para tratamentos e massagens, bem como com outras instituições da cidade.

Falta um maior dinamismo da Associação de Atletismo

NAVR-em sevilhaQuanto às principais dificuldades na prática da modalidade, Carlos Valente refere os invernos rigorosos, falta de provas e apoio das entidades. “O mais importante é a Associação de Atletismo de Vila Real apostar mais na divulgação e na formação dos atletas, principalmente nas escolas e estar mais próximo dos clubes que os representam”.

Deixar Resposta