O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anunciou nesta sexta-feira a suspensão de 12 atletas russos por doping sistemático a partir dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Entre os atingidos, estão Tatyana Firova, Ivan Ukhov e Svetlana Shkolina, todos medalhados olímpicos há sete anos. Tatyana já havia perdido os seus prémios e os estantes, viram os seus resultados desportivos serem anulados, cada um, num período específico. A investigação foi dirigida por Richard McLaren e pela Agência Mundial Antidoping (WADA).
A decisão é em primeira instância e todos os 12 atletas podem recorrer do julgamento nos próximos 21 dias na Divisão de Apelações do TAS, em Lausane, na Suíça. Lembramos que a Federação Russa de Atletismo já está suspensa pela IAAF e impossibilitada de representar a Rússia em qualquer processo administrativo ou competição.
-Segundo o TAS, “Tendo estudado os relatórios emitidos por McLaren, a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), em nome da IAAF, levou adiante investigações acerca de violações antidopagem por parte de vários atletas russos, e em particular, estes atletas participaram e/ou se beneficiaram de programas de doping com esteroides anabolizantes e beneficiaram de métodos específicos de proteção (esquemas de lavagem) no período de 2012 (Jogos Olímpicos em Londres) e 2013 (Campeonato Mundial de Atletismo).
Em nota oficial, A Agência Mundial Antidoping (WADA) recebeu com satisfação a punição do TAS. O diretor geral Olivier Niglli afirmou em nome da Agência: “Esta decisão é uma boa notícia para os atletas e organizações antidoping, WADA e todos os outros que se preocupam com o desporto limpo. Isso serve para reassegurar aos atletas que muito trabalho vem sendo feito para que a justiça prevaleça. E reforça a importância dos processos apresentados. Isso cria um importante precedente para futuros casos”
Atletas e punições
Tatyana Firova – Suspensa por 4 anos com efeitos retroativos a 9 de junho de 2016
Svetlana Shkolina – Suspensa por 4 anos a partir de 1de fevereiro de 2019
Ivan Ukhov – Suspenso por 4 anos a partir de 1de fevereiro de 2019
Lyukman Adams – Suspenso por 4 anos a partir de 31 de janeiro de 2019
Anna Bulgakova – Suspensa por 4 anos com efeitos retroativos a 29 de março de 2017
Gulfiya Agafonova – Suspensa por 8 anos com efeitos retroativos a 6 de janeiro de 2017
Tatyana Lysenko – Suspensa por 8 anos com efeitos retroativos a 2 de julho de 2016
Ivan Yushkov – Suspenso por 4 anos com efeitos retroativos a 2 de julho de 2016
Mariya Bespalova – Suspensa desde 26 de outubro de 2015
Vera Ganeeva – Suspensa por 2 anos com efeitos retroativos a 2 de julho de 2018
Yekaterina Galitskaia – Suspensa por 4 anos a partir de 1de fevereiro de 2019
Yuliya Kondakova – Suspensa por 4 anos a partir de 1de fevereiro de 2019