Saiba como o desporto pode ajudar a perder peso de forma saudável e definitiva
As investigações dizem que, para entrar em forma, não é preciso correr muito, nem se cansar tanto. Mas em contrapartida, os estudos reforçam a importância de combinar o exercício com uma dieta saudável, se o objetivo é emagrecer.
É o que aponta uma ampla investigação da Universidade de Copenhaga. Segundo esse trabalho, correr cinco quilómetros por semana, combinando-os com um cardápio saudável, é um método eficaz para perder à volta de cinco quilos de gordura.
Os voluntários que praticaram essa mesma quantidade de exercício sem alterar os seus hábitos alimentares perderam, em média, 3,81 quilos no mesmo intervalo de tempo.
O treinador e diretor técnico da rede espanhola de dinásios Bodyon, Javier González, pondera: “O ideal seria correr 3 ou 4 dias por semana, entre 30 a 40 minutos”.
Não precisa de ser um corredor de elite
Entendido: para emagrecer, é preciso correr 3 a 4 vezes por semana, durante pelo menos meia hora. Mas, a qual velocidade? E os dias de treino precisam de ser seguidos ou alternados? A resposta depende do objetivo de cada um. Para eliminar gordura, é melhor correr num ritmo lento, mas durante um período maior de tempo, privilegiando a distância em vez da velocidade.
Dieta Low Carb
Como o próprio nome já diz, o plano Low Carb é baseado num baixo consumo de carbohidratos. No seu lugar, entram os alimentos ricos em proteínas e gorduras.
A dieta à base de baixos carbohidratos funciona alterando o nosso metabolismo, que passa a utilizar a gordura como fonte primária de energia, ao invés do carbohidrato.
Benefícios da dieta Low Carb
- Perda rápida de peso
Engordamos porque temos um hormónio que nos faz engordar – a insulina – e comer mais, é consequência e não causa do ganho de peso.
Ao reduzir os carbohidratos da dieta e manter as reservas de glicogénio do corpo baixas ou quase vazias, podemos evitar que a insulina seja libertada e armazene gordura. Isso acontece porque a redução dos carbohidratos incentiva o corpo a usar gordura acumulada escondido no nosso tecido adiposo (gordura corporal) como combustível e fonte de energia.
- Mais saciedade, menos fome
Quando a pessoa corta quantidades significativas de carbohidratos, é normal que consuma mais gorduras boas e proteínas. Com isso, a sensação de fome fica reduzida, fator que contribui diretamente na perda de peso.
- Diminui os níveis de triglicérídos
Os triglicéridos são moléculas de gordura e o nível deles no sangue indica o risco de doenças cardíacas. Um dos principais causadores do aumento dessa substância é o consumo exagerado de carbohidratos, principalmente na forma de frutose. Ou seja, ao aderir à Low Carb, é normal notar a redução dos índices de triglicéridos, favorecendo a saúde do coração.
- Equilíbrio Hormonal
A dieta Low Carb ajuda a equilibrar a função neurotransmissora e hormonal em algumas pessoas, ajudando a aliviar e reduzir sintomas como a depressão e baixa autoestima.
- Uma dieta natural, saudável e livre de alimentos processados
Ovos do campo, carnes, manteiga, vegetais e queijos curados, todos orgânicos, são exemplos de uma alimentação Low Carb saudável.