Perda de peso é matemática pura e simples. Caso o balanço calórico (ingestão x gasto energético) diário ultrapasse a necessidade do indivíduo, este ganhará peso. Caso contrário, perderá.
Recomendações do Colégio Americano de Medicina Desportiva dizem que o exercício físico é imprescindível para a eliminação efetiva de massa corporal gorda. Cada vez mais, estudos científicos revelam a importância da atividade física para perder peso e mantê-lo. A eliminação dos quilos extras é, em geral, mais fácil do que a manutenção desta. E é nesta fase, principalmente, que o exercício se torna a peça chave.
Correr é um dos desportos que queima mais calorias e dessa forma, torna-se um grande aliado na eliminação da massa corporal gorda.
O que são as tão faladas calorias?
Caloria é uma unidade de medida que define a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de um grama de água em 1ºC (de 14 para 15ºC).
As tão mal faladas calorias são indispensáveis: sem a energia e o calor retirados da comida, o organismo simplesmente não funciona. Quando dizemos que um alimento tem “x” calorias, referimo-nos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo.
Para não aumentarmos de peso, é preciso ficar no “zero a zero”! Daí então, a importância do exercício.
A quantificação do consumo de energia de uma determinada atividade, é realizada habitualmente medindo-se o consumo de oxigénio (VO2). Este pode ser convertido em kcal.h-1 ou em múltiplos do metabolismo basal (MET) ou noutras expressões de potência (Watt).
Na prática, a medida do VO2 não é financeiramente viável e em função disso, utilizam-se tabelas para estimar o gasto calórico individual.
Correr é um dos desportos que queima mais calorias e dessa forma, torna-se um grande aliado na eliminação da massa corporal gorda
A intensidade da atividade física é medida numa unidade denominada MET, a qual equivale ao número de calorias. Dependendo da atividade realizada, será somado ao cálculo do seu metabolismo basal, os METs referentes à intensidade do exercício físico.
A questão é: correr gasta calorias, no entanto, muitas vezes, temos uma alimentação sem qualidade e em quantidade maior do que o nosso organismo necessita. Aí, as gorduras persistem e além disso, consumimos músculos como fonte de energia.
Além de uma alimentação adequada no dia-a-dia, a alimentação antes e após os treinos é de suma importância.
Quando a alimentação não é a adequada, o que há é utilização da massa magra (músculo), ou seja, não ocorre um emagrecimento efetivo (gordura)
Se o atleta não se alimenta bem antes de treinar, consequentemente, o nível de nutrientes (como o carbohidrato e a proteína) está baixo no seu organismo. Logo, ele vai buscar aos músculos o combustível para os exercícios e isso diminui a massa magra.
O mesmo pode acontecer quando há excesso de treino. Pelo contrário, se a sua alimentação é correta, de preferência com refeições de três em três horas, incluindo todos os nutrientes necessários e o seu treino, bem equilibrado, não há esse risco.
Resumindo, quando a balança mostra uma diminuição no peso, tal não quer dizer que esteja havendo perda de tecido adiposo branco.
Quando a alimentação não é a adequada, o que há é utilização da massa magra (músculo), ou seja, não ocorre um emagrecimento efetivo (gordura).