• Contactos
  • Ficha Técnica
  • Home
  • Homepage
  • Política de Privacidade
  • Publicidade
  • Sample Page
Revista Atletismo
  • Menu
    • Vídeos
    • Agenda da Corrida
    • Aniversários
    • Competição
      • Estrada
      • Pista
      • Estatísticas
      • Corta-mato
    • Entrevista
    • Internacional
    • Lifestyle
    • Nacional
    • Opinião
    • Running
      • Atleta do Pelotão
      • Clube do Pelotão
    • Saúde
    • Trail
    • Triatlo
  • Running
  • Competição
    • Pista
    • Estrada
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Agenda da Corrida
  • Opinião
No Result
View All Result
  • Menu
    • Vídeos
    • Agenda da Corrida
    • Aniversários
    • Competição
      • Estrada
      • Pista
      • Estatísticas
      • Corta-mato
    • Entrevista
    • Internacional
    • Lifestyle
    • Nacional
    • Opinião
    • Running
      • Atleta do Pelotão
      • Clube do Pelotão
    • Saúde
    • Trail
    • Triatlo
  • Running
  • Competição
    • Pista
    • Estrada
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Agenda da Corrida
  • Opinião
No Result
View All Result
Revista Atletismo
No Result
View All Result
Home Saúde

Café: ajuda ou prejudica?

Nuno Oliveira by Nuno Oliveira
2019-09-13
in Saúde
0
Café: ajuda ou prejudica?
0
SHARES
663
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A cafeína é uma substância encontrada na dieta de muitos atletas. No entanto, existem muitas dúvidas quanto à sua utilização, uma vez que já foi demonstrado que ajuda a aumentar o desempenho, mas também se sabe que pode ter um efeito diurético e outros efeitos secundários que podem afetar o rendimento e a saúde.

Onde se encontra?

A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, amplamente consumido em alimentos e bebidas, como café, chá, coca cola e chocolate, bem como um dos principais componentes de um grande número de bebidas energéticas, cuja comercialização se tem generalizado. Também faz parte de muitos suplementos, a partir de gel de carbohidratos em produtos aconselhados à perda de peso.

Não é doping!

Em 2004, a Agência Mundial Antidopagem (AMA em português) retirou a cafeína da lista de produtos proibidos em competições desportivas, mas continuou a monitorizar o seu uso para estabelecer padrões de utilização dos atletas. Por esta razão, atletas, treinadores e pessoal médico são agora responsáveis para a compreensão do efeito ergogénico, os efeitos sobre o estado de hidratação e os riscos potenciais do uso da cafeína no desporto.

Será que melhora o rendimento?

Desde os primeiros estudos, no final dos anos setenta, até hoje, tem-se demonstrado que a cafeína melhora o rendimento em exercícios de resistência (corrida, ciclismo), retardando o aparecimento da fadiga. Estudos mais recentes mostram benefícios também em esforços de curta duração (4-30 minutos) na corrida, ciclismo, remo e natação.

Já está catalogado que doses tão pequenas como 3 mg/kg consumidos uma hora antes do exercício, aumenta o rendimento, sendo a dose ideal, entre 3-6 mg/kg. Por exemplo, uma maratonista de 70 kg poderia sair beneficiado se uma hora antes da competição, consumisse 210-350 mg de cafeína, que se pode obter a partir de 2 chávenas de café. A dose mais elevada (9 mg/kg) não gera um aumento adicional no desempenho e pode resultar em toxicidade e danos nas funções cognitivas, afetando o desempenho.

Há evidências crescentes que sugerem que a cafeína aumenta o rendimento, reduzindo o esforço percebido durante o exercício e seus efeitos sobre o sistema nervoso central.

A cafeína costuma consumir-se uma hora antes do exercício, mas tem sido demonstrado que o consumo durante o exercício, especialmente nas fases posteriores, melhora o desempenho em exercícios de resistência (ciclismo, principalmente).

A cafeína pode ser consumida como café ou como parte de um gel de carbohidrato ou bebidas desportivas, mas não pode ser consumida a partir de bebidas energéticas por estas integrarem outros componentes que na sua esmagadora maioria não são recomendados para ingerir durante o exercício.

Vale a pena referir que, como qualquer droga, há grande variabilidade individual nas respostas fisiológicas à cafeína. Atletas que agora possam considerar a hipótese de utilizar a cafeína na competição, devem primeiro experimentar doses baixas e moderadas como parte do seu programa de treino regular.

Cafeína e hidratação

A cafeína é uma substância diurética, ou seja, causando um aumento na formação de urina pelo efeito sobre a função renal, provocando micções frequentes cerca de uma hora após o seu consumo. Por esta razão, atletas e pessoas fisicamente ativas são aconselhadas a absterem-se de ingerir bebidas que contenham cafeína, para não alterar o seu estado de hidratação. No entanto, não se conhece nenhuma evidência científica para apoiar essa recomendação.

Foi observado que numa ingestão diária de cafeína a menos de 300 miligramas, o débito urinário será semelhante a quando consumiram a mesma quantidade de líquidos, como água. Isso equivaleria a incluir na ingestão total de líquidos de um dia para dois copos de cerveja ou um copo de café e duas latas de refrigerantes, por exemplo.

Um aspeto interessante é que a tolerância desenvolve-se com o consumo regular de apenas 4/5 dias, diminuindo os efeitos sobre a pressão arterial, frequência cardíaca, o início do sono e da produção de urina, entre outros. Assim, o efeito diurético diminuirá após alguns dias de consumo normal.

Por outro lado, revelou-se que durante o exercício físico, devido às alterações hormonais que entretanto ocorrem, inibe-se o efeito diurético da cafeína, não chegando esta ao lugar onde exerce o seu efeito sobre o rim. Se consumir bebidas cafeinadas uma hora antes do exercício, não vai estimular a produção de urina durante o exercício. No entanto, a cafeína não é a melhor escolha para a reposição de líquidos após o exercício.

Os efeitos adversos

Além do efeito diurético, existem outros efeitos secundários conhecidos por utilização da cafeína: alteração dos mecanismos de perda de calor durante o exercício em climas quentes, como o efeito termogénico, estimulação direta de glândulas sudoríparas e aumento das perdas de vapor de água pela respiração nas fases finais do exercício. No entanto, não foram encontradas evidências indicando que o consumo moderado de cafeína altera o desempenho do exercício no calor.

Apesar dos efeitos ergogénicos da cafeína, deve ter-se a consciência que a cafeína não é um nutriente mas uma droga. Como a maioria das drogas, a cafeína tem efeitos potencialmente perigosos quando se abusa. Estes efeitos podem incluir sintomas de dependência e abstinência. Assim, a interrupção abrupta do uso de cafeína pode resultar em mudanças de humor, dores de cabeça, irritabilidade e fadiga, que têm um impacto negativo sobre o bem-estar, treino e desempenho atlético. Essas respostas variam de acordo com o atleta e o regime de suplementação de cafeína.

Por outro lado, algumas pessoas são sensíveis à cafeína e apresentam mais facilmente sintomas como nervosismo, ansiedade, tontura, cefaleia, insónia, mal-estar e náuseas gastrointestinal. Doses muito elevadas podem causar taquicardia, aumento da pressão arterial e arritmia cardíaca.

Notas:

– A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, que em doses moderadas, não altera o estado de hidratação ou causa efeitos adversos à saúde.

– Embora os estudos de laboratório mostrarem um efeito ergogénico, diminuindo a perceção de esforço e seus efeitos sobre o sistema nervoso central, quando consumido em doses moderadas, uma hora antes do exercício ou nos estágios finais do exercício de resistência, a sua utilização deve ser supervisionada por um especialista.

Embora não haja evidência científica para banir totalmente o consumo de bebidas com cafeína, estas não são a melhor escolha para a hidratação e não devem ser consumidas em grandes quantidades para evitar problemas de saúde.

De: Lourdes Mayol

Previous Post

Perda de peso é matemática pura e simples

Next Post

Mais quatro medalhas no Europeu de Veteranos

Next Post
Mais quatro medalhas no Europeu de Veteranos

Mais quatro medalhas no Europeu de Veteranos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Contactos
  • Publicidade
  • Ficha Técnica

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Menu
    • Vídeos
    • Agenda da Corrida
    • Aniversários
    • Competição
      • Estrada
      • Pista
      • Estatísticas
      • Corta-mato
    • Entrevista
    • Internacional
    • Lifestyle
    • Nacional
    • Opinião
    • Running
      • Atleta do Pelotão
      • Clube do Pelotão
    • Saúde
    • Trail
    • Triatlo
  • Running
  • Competição
    • Pista
    • Estrada
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Agenda da Corrida
  • Opinião

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.