O próximo Nacional de Corta-Mato vai disputar-se em Mira no mês de Março. A autarquia local decidiu apostar na realização de grandes eventos em 2017 como forma de dinamizar a economia local e de promover o nome do concelho.
Raúl Almeida, presidente da Câmara, diz que este tipo de eventos, que atraem milhares de pessoas, são essenciais para combater a sazonalidade do turismo em Mira, que até aqui vivia sobretudo dos meses de verão.
Segundo o autarca, Mira teve no ano que terminou picos de grande afluência de pessoas, de que beneficiaram também os concelhos vizinhos. “As festas de passagem de ano, a Semana dos Enfermeiros, as festas de São Tomé, algumas provas desportivas e as celebrações dos 30 anos da Bandeira Azul atraíram muita gente e ‘mexeram’ com o concelho”, afirmou o autarca.
O Campeonato Nacional de Corta Mato vai decorrer na Pista de Corta Mato aberta na mata que rodeia a Praia de Mira. Com um investimento de 60 mil euros, feito em 2014, a pista tem-se revelado uma peça vital para atrair ao concelho alguns dos melhores especialistas nacionais e estrangeiros.
Durante 2016, realizaram estágios em Mira as equipas seniores (masculina e feminina) da secção de atletismo do Benfica e do Sporting, muitos atletas estrangeiros e ainda as seleções nacionais da modalidade que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A seleção russa de tiro com arma também estagiou também em Mira, no Campo Municipal de Tiro, um investimento de um milhão de euros, gerido pela Associação de Municípios de Mira.