Detetado pela primeira vez em Dezembro na China, o coronavírus já atingiu quase todos os continentes e vem preocupando os líderes políticos e organizadores de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Tóquio, marcados para 24 de Julho a 9 de Agosto.
O surto já interferiu no calendário desportivo em muitos países, forçando a alteração de datas, mudanças de locais e até mesmo o cancelamento de competições. Até o momento, estima-se em mais de 70 eventos afetados, principalmente os que seriam realizados na China.
Na última semana, o primeiro evento-teste dos Jogos de Tóquio também foi cancelado. O campeonato de futebol asiático, que começaria a ser disputado em 22 de Fevereiro, foi adiado, assim como a J. League, principal Liga de futebol japonesa. Outros desportos como o atletismo, a Fórmula 1, rugby, skate e golfe também tiveram alterações no calendário. Várias partidas do campeonato italiano de futebol foram adiadas no último fim de semana e alguns jogos da próxima jornada serão disputados à porta fechada.
No atletismo, são conhecidos alguns eventos afetados pelo coronavírus:
. Maratona de Hong Kong prevista para 9 de Fevereiro: cancelada
. Maratona de Nagoia feminina: cancela participação de atletas populares.
. Campeonato da Ásia em pista coberta na China, previsto para Fevereiro: cancelado
. Campeonato Mundial de pista coberta na China, previsto para Março: adiado para 2021
. Maratona na Coreia do Norte: cancelada
. Maratona de Tóquio: excluídos 30 mil atletas populares, apenas aceites 200 de elite.
. Maratona Telavive: apenas aberta a residentes no país.
. Maratona de Bolonha: marcada para dia 1 de Março, adiada.