A Organização da Maratona de Londres está a trabalhar com a Tharsus, uma das empresas de robótica mais avançadas do Reino Unido, para utilizar o seu sistema de tecnologia Bump para implementar o distanciamento físico durante a preparação para e nos eventos de elite no domingo, 4 de Outubro.
Os dispositivos Bump de Tharsus serão utilizados pelos cem atletas de elite que se preparam para participar na prova. Os dispositivos também serão utilizados por 500 membros da equipa operacional da Maratona de Londres para ajudar a manter a bolha de segurança para o evento.
Desenvolvido em antecipação ao impacto que a pandemia Covid-19 teria, o Bump é um sistema de ponta projetado para ajudar os utilizadores a sentirem-se seguros, informar o comportamento de distanciamento físico eficaz e, reduzir assim, o risco de transmissão do coronavírus. Inclui dispositivos vestíveis e estáticos que usam tecnologia sofisticada de radiofrequência (RF) para criar um ‘Sistema de movimento pessoal’ que alerta imediatamente os utilizadores quando eles estão-se a aproximar demasiado de outra pessoa.
Os dispositivos Bump permitirão que os organizadores da maratona possam monitorar com precisão, com que frequência e por quanto tempo, os atletas de elite e a equipa do evento passam a uma distância pré-definida um do outro. O sistema não só deixará claro quando os utilizadores chegarem muito perto uns dos outros, como se um teste do utilizador for positivo para o coronavírus nas duas semanas seguintes ao evento, os organizadores serão capazes de rastrear as interações com utilizadores específicos e informá-los de acordo.
Para Hugh Brasher, diretor da Maratona de Londres, “O evento deste fim de semana é o culminar de meses de planeamento sobre como disputar uma socialmente distanciada Maratona Virgin Money de Londres 2020, que seja segura para todos os participantes e partes interessadas. A tecnologia Bump da Tharsus desempenhou um papel importante, dando aos nossos atletas e equipas internas uma confiança extra para se envolver no evento com segurança”.
Brasher referiu ainda: “Trabalhamos com a Tharsus há muitos meses e, quando ainda esperávamos realizar o evento de participação de massas na sua forma habitual, planeávamos fornecer a todos os participantes a tecnologia Bump para realizar um evento de massas socialmente distante. Mostra como a tecnologia pode desempenhar um papel importante na situação atual.”
Brian Palmer, CEO do Tharsus Group, afirmou: “Com as novas restrições do governo sendo regularmente reintroduzidas, é crucial que adotemos medidas, sempre que possível, que nos ajudem a reunirmo-nos com segurança e permitir que a sociedade mantenha um senso de normalidade. Apesar de estar de portas fechadas, muitos eventos e jogos desportivos continuam ocorrendo, destacando que o setor está na vanguarda no uso da tecnologia para continuar operando com segurança. Isso não só fornecerá suporte vital para clubes e organizações que sofrem um impacto significativo nas suas receitas, mas também será um grande impulso para a moral nacional. A Virgin Money London Marathon é um exemplo notável disso; é um evento desportivo extremamente simbólico e temos o prazer de desempenhar um papel que facilita a sua realização em circunstâncias tão desafiadoras. ”
Devido às restrições impostas como resultado da pandemia do coronavírus, esta edição da Maratona de Londres contará com corridas exclusivas de atletas elite, disputando-se numa bolha de biossegurança em St James’s Park.
Haverá ainda uma versão virtual da 40ª Corrida que terá 45.000 corredores de todo o Reino Unido e do mundo. Os participantes terão 23 horas, 59 minutos e 59 segundos (das 00:00:00 às 23:59:59) para completar os 42.195 metros, que podem escolher caminhar ou correr – tornando o evento a mais inclusiva Maratona de Londres de sempre.