Kilian Jornet, sete vezes campeão da Taça do Mundo de corridas em montanha, vai correr amanhã durante 24 horas numa pista de atletismo na Noruega, país onde reside. O objetivo é bater o recorde mundial que está na posse do grego Yiannis Kouros com 303,506 km desde 1997.
O catalão havia adiado uma primeira tentativa devido ao mau tempo. Agora, no desafio chamado “Phantasm 24” que terá início a partir das 9.30 (hora portuguesa) numa pista de 400 m em Mandalen, deve enfrentar uma temperatura que oscilará entre menos um grau de noite e uma máxima de três graus de dia e sem chuva.
A maior parte do desafio vai ser de noite pois a localização geográfica de Mandalen faz que só haja luz umas sete horas por dia nesta época do ano.
Durante o desafio, Jornet mudará de direção a cada quatro horas, numa pista que conhece bem pois tem-se lá treinado durante vários meses. Com o objetivo de tornar a corrida oficial, também irão competir vários atletas noruegueses especializados em grandes distâncias.
Jornet comentou o recorde do grego Kouros considerando-o “absolutamente selvagem”. Na sua página web, escreveu: “São tantos quilómetros que não posso nem visualizá-los. Vi parciais de Yiannis, tentarei segui-lo até que o corpo aguente. Sei a velocidade que devo manter, assim como o ritmo de cada quilómetro e cada volta. Está claro que as primeiras dez horas serão um pouco mais rápidas e que depois vou desacelerar. O mais importante será não ter problemas musculares nem de alimentação.”
O desafio Phantasm 24 pode ser seguido numa transmissão ao vivo através da página www.Salomon.com/phantasm24.