A queda das temperaturas típicas do Outono provoca síndromes muito frequentes, como o frio típico. Existe alguma confusão entre esse processo de resfriamento, a gripe e o coronavírus.
É verdade que todos os três são causados por vírus contagiosos e apresentam alguns sintomas comuns. Podemos estabelecer algumas diferenças entre os três processos virais, mas a idade da pessoa e sua história clínica devem ser sempre levadas em consideração .
Constipação
Os sintomas são leves e nem sempre aparecem ao mesmo tempo. O início é progressivo: muco, congestão nasal, dor de garganta e tosse. Um sintoma diferenciador é a febre, pois o termómetro raramente sobe com uma constipação. Duração? Cerca de dez dias.
Gripe sazonal
É causada pelo vírus da gripe. Os sintomas aparecem de repente: tosse, febre, congestão nasal, coriza, sensação de cansaço, dor de garganta, dor de cabeça e dores musculares. A última, dor muscular, é típica da gripe. Dura entre uma e duas semanas.
Coronavírus
Os sintomas são extensos, mas destacam-se três sinais frequentes, tosse, febre e fadiga. Outros sintomas são: dor de garganta, congestão nasal, dor de cabeça e perda de paladar. Os sintomas aparecem gradualmente e a duração é altamente variável. No caso de apresentar algum sintoma ou ter tido contato com um caso positivo, deve entrar-se imediatamente em contato com as autoridades sanitárias e seguir as orientações médicas.
Em nenhum dos três processos, deve-se tomar antibióticos, pois esses medicamentos são eficazes contra bactérias, mas não contra vírus. Deve lembrar-se que o uso inadequado de antibióticos pode levar ao aumento da resistência das bactérias.
Não deve ser confundido com as alergias do Outono
A rinite alérgica sazonal, típica da Primavera e do Outono, pode causar congestão e coriza. Os sintomas mais característicos são espirros contínuos, sensação de comichão no nariz e na garganta e olhos lacrimejantes, vermelhos ou irritados.
Diferenciar entre quarentena, isolamento e distanciamento físico
São três conceitos diferentes, de acordo com a OMS:
– A quarentena envolve a restrição de atividades ou a separação de pessoas que não estão doentes, mas que podem ter sido expostas ao coronavírus.
– Isolamento significa separar as pessoas que estão doentes com sintomas de coronavírus e que podem espalhar a doença.
– Distanciar-se significa estar separado. É uma medida geral que todas as pessoas devem adotar. É recomendado entre 1,5 e 2 metros.