A Organização dos JO de Tóquio garantiu que os 68 patrocinadores nacionais dos Jogos Olímpicos concordaram, em princípio, em estender os seus contratos para os Jogos adiados para 2021.
“As empresas parceiras falaram-me sobre a difícil situação em que se encontram devido à pandemia”, disse o presidente da Tóquio 2020, Yoshiro Mori, em entrevista coletiva. “Mas eles também me disseram que definitivamente, querem que os Jogos sejam realizados e que estão dispostos a oferecer todo o apoio possível.”
Segundo Mori, a Organização do JO espera receber mais de 212 milhões de dólares em contribuições adicionais. Os patrocinadores nacionais incluem empresas duramente atingidas por uma queda acentuada na procura de viagens devido à pandemia, como a Japan Airlines Co Ltd, a All Nippon Airways Co Ltd e a agência de viagens JTB Corp., que planeia despedir cerca de 6.500 funcionários.
“Deve ter havido vários debates dentro de cada empresa … Acredito que eles decidiram continuar a cooperar connosco ao perceber o significado histórico do que pode ser um evento que ocorre uma vez em cem anos.”
Além de empresas de turismo e transportes, a lista de patrocinadores inclui também a Canon Inc, Nippon Telegraph e a Telephone Corp e outras empresas japonesas.
Inquéritos recentes da imprensa japonesa mostraram que dois terços do público acreditam que os JO deviam ser novamente adiados ou até cancelados. Mas o primeiro-ministro Yoshihide Suga tem dito várias vezes que está determinado a realizar os JO, como prova de que a humanidade derrotou o vírus.