Todos sabemos da importância de cuidarmos devidamente os nossos pés, essenciais para quem corre. Um dos incómodos comuns que muitos corredores enfrentam são as cãibras nos pés durante ou após as corridas. Às vezes, envolve o arco dos pés ou os dedos dos pés.
Não importa onde a cãibra se esteja a formar, elas sempre são uma dor. Quando ela nos visita, perguntamos provavelmente: oque é exatamente uma cãibra no pé? Eis uma lista de causas comuns, tratamentos e dicas de prevenção que pode ajudar a melhor enfrentar o problema.
Como identificar e evitar nove lesões comuns nos pés
O que causa cãibras nos pés?
Historicamente, acredita-se que as cólicas sejam causadas pela desidratação e/ou desequilíbrio de eletrólitos. Hoje, acredita-se que a causa possa residir mais na fadiga muscular.
Quando o músculo se cansa, ocorre uma falha no processo de comunicação entre o cérebro e o músculo, resultando na contração do músculo, mas não relaxando depois, deixa o corredor com uma cãibra muscular.
A fadiga muscular pode ser causada por muitos fatores, como desidratação, overtraining (excesso de treino) ou falta de circulação devido aos sapatos.
Em caso de cãibras causadas pela desidratação
Para descartar problemas de hidratação e eletrólitos, aumente simplesmente a sua hidratação e adicione alguns eletrólitos. Hidratação adequada e eletrólitos fornecem nutrição para os músculos que trabalham duro e é fácil ajustar a sua ingestão para descartar esse fator.
Em caso de cãibras causadas por overtraining
Os próximos fatores de possíveis fatores de fadiga seriam o treino e a quilometragem. Está a treinar em excesso? Aumentou recentemente a quilometragem ou adicionou trabalho de velocidade? Nesse caso, tente reduzir o seu volume semanal de quilometragem em um terço durante algumas semanas e reconstrua gradualmente. Siga a regra geral de aumentar o volume de quilometragem semanal em não mais do que 10% por semana.
Em caso de cãibras causadas pela falta de circulação
Outro fator que pode contribuir para a fadiga muscular são os seus sapatos, seja os de corrida como os do dia a dia. Certifique-se de que os seus sapatos não estejam de forma alguma a limitar a sua circulação. Para os seus sapatos de corrida, adquira um par vendido numa loja especializada, para ter a certeza de que está a adquirir uns sapatos adequados a si.
Substitua os seus sapatos de corrida com frequência, entre os 500 e 800 km
Para os seus sapatos sociais, certifique-se de que o sapato e a biqueira sejam suficientemente largos para acomodar o seu pé. O seu sapato também deve fornecer suporte de arco adequado e ter uma altura de salto apropriada para si. Melhorar a circulação, ou o fluxo sanguíneo, é de grande importância ao lidar com cãibras musculares. A circulação fornece nutrição e oxigénio para os músculos em atividade, ao mesmo tempo que elimina os resíduos. Melhore a sua circulação alongando após as corridas, principalmente nos gémeos e nos pés.
Outras maneiras de tratar cãibras nos pés
A massagem pode também ser muito útil ao afrouxar os músculos tensos e remover as aderências entre os músculos e a fáscia para melhorar o fluxo sanguíneo. É fácil de fazer a automassagem nos pés e na parte inferior das pernas. Use um rolo de espuma na parte inferior das pernas, pois os músculos tensos dos gémeos podem contribuir para a má circulação nos pés.
Para os pés, trabalhe na parte superior do pé, entre os tendões dos dedos dos pés. De seguida, massageie o arco e toda a sola do pé. Mergulhar num banho quente ou usar uma almofada térmica na parte inferior das pernas e pés, é também outra maneira de melhorar a circulação.
Numa nota final, é importante ter em mente que cãibras frequentes nos pés podem ser um sinal de outros problemas médicos mais sérios. Se a cãibra persistir ou piorar, consulte o seu médico para descartar qualquer coisa mais séria do que fadiga muscular.