A World Athletics concedeu mais três licenças aos atletas russos, permitindo-lhes atuar em competições internacionais este ano. São eles, Stepan Kiselyov (fundo), Anna Minulina (3.000 m) e Vladislav Podzvezdov (800 e 1.500 m).
“O Conselho de Revisão de Doping da World Athletics concordou que as inscrições de três atletas russos atenderam aos critérios de elegibilidade excecionais para competir em competições internacionais como atletas neutros em 2021 sob a Regra de Elegibilidade 3.2, enquanto a Federação Nacional Russa (RusAF) permanece suspensa”, declarou a World Athletics.
O órgão global do atletismo também disse no seu comunicado que já rejeitou cinco pedidos. “Um total de 150 atletas russos foram até agora declarados qualificados para competir como atletas neutros autorizados em 2021. Cinco inscrições foram rejeitadas”.
“O Conselho Mundial de Atletismo aprovou em Março deste ano a reintegração do programa de atleta neutro autorizado (ANA) para atletas limpos da Rússia, após a aprovação do Plano de Reintegração da RusAF.”
“Não há limite para o número de atletas russos que podem competir em competições internacionais em 2021 (fora dos Jogos Olímpicos e outros campeonatos), desde que tenham status ANA”, continuou o comunicado.
“No entanto, o Conselho concordou que até ao final de 2021, não mais do que 10 atletas russos terão a elegibilidade concedida para competir como atletas neutros autorizados em qualquer competição dos campeonatos”, de acordo com a World Athletics.
“A RusAF pode escolher quais são os 10 atletas que podem competir entre aqueles que obtiveram o status ANA, mas deve priorizar a seleção de atletas que estão no Pool de Testes Registados Internacionalmente”, acrescentou o comunicado.