A linhaça é a semente do linho, que é muito rica em fibras, sendo utilizada especialmente como laxante natural, já que aumenta o volume das fezes e promove os movimentos naturais do intestino, ajudando a prevenir e a combater a prisão de ventre.
Além disso, a semente de linhaça também contém boas quantidades de ómega 3, vitamina E e magnésio, nutrientes com propriedades relaxantes e anti-inflamatórias, que melhoram o relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuem a inflamação das artérias, ajudando a prevenir o surgimento de doenças, como tensão alta, aterosclerose e enfarte.
Os tipos de semente de linhaça incluem a dourada e a castanha, que possuem um sabor leve e podem ser encontradas em lojas de produtos naturais ou supermercados. Estas sementes podem ser adicionadas no arroz, em iogurtes, sumos, saladas, e ainda podem ser usadas em preparações, como bolos, pães, panquecas e biscoitos.
Benefícios da linhaça para a saúde
O consumo regular da semente de linhaça fornece diversos benefícios para a saúde, como:
1. Combater a prisão de ventre
Por ser rica em fibras insolúveis, um tipo de fibra que aumenta o volume das fezes e promove os movimentos naturais do intestino, a semente de linhaça facilita a eliminação das fezes, ajudando a combater a prisão de ventre.
2. Manter a saúde dos olhos
A semente de linhaça contém luteína e zeaxantina, carotenóides com ação antioxidante que protegem a retina dos olhos contra os raios ultravioletas do sol e a luz azul emitida por dispositivos, como computador e telemóvel, ajudando a manter a saúde dos olhos e a evitar o surgimento de situações, como cataratas e retinopatia diabética.
3. Controlar os níveis de glicose
Por ser rica em fibras, a semente de linhaça diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
Além disso, a semente de linhaça também tem ótimas quantidades de ómega 3 e ómega 6, gorduras saudáveis com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, melhorando a função do hormónio insulina e ajudando, assim, a controlar a glicémia em pessoas que já possuem diabetes.
4. Diminuir o colesterol e triglicerídeos
A semente de linhaça é rica em fibras que diminuem, no intestino, a absorção da gordura dos alimentos, além de reduzir a produção de colesterol pelo fígado, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídos no sangue.
5. Ajudar na perda de peso
Por conter ótimas quantidades de fibras, a semente de linhaça prolonga a sensação de saciedade, ajudando a diminuir a ingestão de alimentos ao longo do dia e promovendo, assim, a perda de peso.
6. Evitar doenças cardiovasculares
A semente de linhaça contém ómega 3, selénio, ómega 6 e vitamina E, nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram a saúde das artérias e previnem inflamações, ajudando a evitar o surgimento de doenças, como tensão alta, enfarte e aterosclerose.
7. Evitar o surgimento de cancro
As fibras, presentes nas sementes de linhaça, servem de alimento para as bactérias boas do intestino, que diminuem as inflamações e combatem as bactérias más, mantendo a flora intestinal equilibrada e ajudando a evitar o surgimento do cancro no intestino.
Além disso, a semente de linhaça também contém boas quantidades de ómega 3, ómega 6, zeaxantina e luteína, compostos com propriedades antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres do organismo, evitando, assim, o surgimento e a multiplicação de células cancerígenas.
8. Prevenir osteoporose
A semente de linhaça contém boas quantidades de fósforo, cálcio e magnésio, minerais que participam na formação e manutenção da saúde dos ossos, ajudando a prevenir a osteoporose.
Por ser rico em potássio, um mineral que ajuda a neutralizar o excesso de ácido, a semente de linhaça também aumenta o pH do organismo, diminuindo a eliminação de cálcio pela urina e prevenindo, assim, a osteoporose.
9. Manter a saúde do cérebro
A semente de linhaça tem boas quantidades de ómega 3, um tipo de gordura saudável com ação antioxidante e anti-inflamatória, que melhora o funcionamento dos neurónios, mantendo a saúde do cérebro e ajudando a prevenir a perda de memória, a dificuldade de raciocínio lógico e o surgimento do Alzheimer.
10. Combater ansiedade e depressão
Por conter triptofano, que é um aminoácido responsável por produzir serotonina, a semente de linhaça ajuda a aumentar a felicidade, melhorando o humor e combatendo, assim, a ansiedade e depressão.
In: www.tuasaude.com/