A Maratona de Portland, nos Estados Unidos, teve mais de nove mil corredores em quatro eventos: maratona, meia maratona, 10 km e a maratona em cadeira de rodas.
A Organização disse que foi o maior evento em quase uma década. No entanto, nem todos ficaram felizes com a prova.
Houve reclamações nas redes sociais pelo facto de a prova ter começado mais cedo do que o previsto. Outros disseram que houve mudanças do percurso durante a prova, estradas que não estavam fechadas ao trânsito, criando situações potencialmente perigosas. Além disso, partes do percurso tinham corredores a correr em faixas ao lado do tráfego ativo.
A maior reclamação de um participante teve a ver com a meia maratona ter começado mais cedo do que o programado originalmente. A meia maratona estava programada para começar às 7h15m da manhã. No entanto, a prova terá começado às 7h07m. Os corredores receberam um aviso de oito minutos, mas a prova começou logo, cerca de um minuto ou pouco mais depois do aviso.
O início precoce causou o caos e confusão, com alguns corredores ainda a aquecerem e sem saber da antecipação da hora de partida. Muitos tiveram que saltar vedações e correr no meio da multidão para chegar à linha de partida.