O novo recorde mundial de Ruth Chepngetich com 2h09m56s estabelecido na Maratona de Chicago traz-lhe naturalmente uma série de benefícios monetários.
Ruth Chepngetich, representada por Federico Rosa, já tinha prestígio suficiente (e a partir de agora, ainda mais) para ser uma das atletas com prémios de presença mais elevados.
Pela vitória de Chicago, ela vai receber cem mil dólares. E pelo recorde mundial mais 50 mil. Ao câmbio atual, dá cerca de 137 mil euros. A estes valores, soma-se um bónus da Nike, seu fornecedor de sapatos, cujos valores são desconhecidos.
Que sapatos calçou Ruth Chepngetich em Chicago?
Ruth Chepngetich correu com uns Nike Alphafly 3, projetados especificamente para esta distância. Eles incorporam três tecnologias inovadoras: unidades Air Zoom duplas, placa de fibra de carbono em todo o comprimento e entressola de espuma ZoomX do calcanhar aos dedos. Com tecnologia de última geração, eles são vendidos ao preço de 310 euros. A anterior recordista mundial, a etíope Tigst Asefa, habia batido o recorde em Berlim em 2023 com a Adidas, os Adizero Adios Pro Evo 1.