Em Portugal, sabemos de corredores populares que saíam de uma S. Silvestre para ir correr logo outra nas proximidades. Agora, quatro no mesmo dia!
O espanhol Pablo Villalobos, de 45 anos, realizou um notável ato de solidariedade para celebrar a chegada de 2026, participando em quatro S. Silvestres num único dia, em prol do projeto “Quilómetros por Sorrisos”. Esta iniciativa visa angariar fundos para proporcionar mais de 500 visitas anuais a hospitais, levando espetáculos de magia e comédia a crianças hospitalizadas.
O dia 31 de dezembro de Pablo Villalobos começou com a S. Silvestre em Las Rozas, num percurso de 10 quilómetros, onde terminou em segundo lugar com 32m07s.
A sua segunda prova foi ao meio-dia, a S. Silvestre de Alcobendas, onde foi quinto com o tempo de 32m30s. Algumas horas mais tarde, à tarde, participou na popular S. Silvestre Vallecana de Madrid. Villalobos correu os 10 quilómetros em 32m02s, ficando em 11º lugar na classificação geral da prova.
Depois, saiu rapidamente de Vallecas para as imediações do Santiago Bernabéu, onde completou o mesmo percurso pela segunda vez na prova internacional da S. Silvestre, que percorreu em 32m19s, sendo o 123º classificado.
Pablo Villalobos foi atleta de elite, terminando em sétimo lugar nos 5.000 m do Campeonato Europeu de 2006 em Gotemburgo e em quinto lugar na Maratona de Barcelona de 2010. Ele tem como recordes pessoais, 13m23s aos 5.000 m, 28m22s aos 10.000 m e 2h12m21s na maratona. Agora veterano, ele também se dedica ao trail.

