Todos nós sabemos que a prática regular da atividade física traz diversos benefícios para a saúde. Apesar disso, muitas pessoas ignoram esta realidade por preguiça ou até mesmo, desculpando-se por falta de tempo.
As pessoas que têm um peso acima do devido, deviam praticar atividade física três a cinco vezes por semana. Além disso, deviam manter uma alimentação saudável e ter um bom descanso, aspeto também muito importante. Outro fator muito importante é o consumo de água. Deve consumir-se cerca de 1,5 a 2 litros de água diariamente.
Quem deve praticar atividade física?
Pessoas de todas as idades podem praticar atividade física. Recomenda-se que procure um profissional da área de saúde para saber se está apto a praticá-la.
Já as crianças com menos de 12 anos devem praticar atividades físicas mais leves como: futebol, dança, saltar à corda, entre outros. As pessoas que têm algum problema nas articulações, devem evitar exercícios de alto impacto. Praticar natação, hidroginástica, ciclismo entre outras, é o mais indicado para essas pessoas.
A importância do alongamento
O alongamento é muito importante antes e depois da atividade física. Alongar-se vai evitar lesões, melhorar o desempenho durante o treino, melhorar a flexibilidade, promover relaxamento, promover uma melhor circulação e proporcionar o aquecimento corporal.
Então, lembre-se sempre de alongar antes e depois da atividade física para obter melhores resultados.
Dez benefícios da atividade física para a saúde
1) Acelera o metabolismo
Estudos mostram que a prática da atividade física acelera o metabolismo. Os mesmos estudos mostraram que pessoas que praticam atividade física de forma mais intensa e num período menor de tempo, tiveram um aumento maior no metabolismo do que pessoas que praticavam a mesma atividade de forma moderada.
2) Faz bem ao coração
Outro benefício da atividade física é a prevenção de doenças cardiovasculares. Associar exercícios com uma alimentação saudável, vai ajudar ainda mais.
O recomendado é que a atividade física seja praticada entre três e cinco dias na semana de forma intensa. A sua prática potencializa o aumento do transporte de oxigénio, diminui a frequência cardíaca basal e fortalece o coração fazendo que ele bombe a mesma quantidade de sangue batendo menos.
3) Ajuda no controle da Diabetes
Um dos principais motivos do desenvolvimento da diabetes é a falta da prática da atividade física. Para prevenir a doença, é importante praticar atividade física, manter uma alimentação saudável e ficar bem longe do sedentarismo.
A prática da atividade física ajuda o corpo a responder melhor à ação da insulina e consequentemente controle da glicose no sangue. A maioria dos benefícios da atividade física no tratamento do diabetes tipo 2, está relacionada com as respostas agudas e crónicas sobre a ação da insulina.
4) Combate o stresse
Outro benefício da atividade física é o combate do stresse e também a diminuição dos sintomas da TPM. Exercitar, induz a produção de endorfinas, uma substância natural que bloqueia a sensibilidade à dor e promove a sensação de relaxamento e prazer.
Então se anda stressado/a, talvez o remédio para isso seja a prática regularmente da atividade física!
5) Melhora a auto-estima
Praticar atividade física, aumenta o fluxo de sangue no cérebro, crescem os níveis de substâncias que aumentam a sensação de bem-estar, a chamada serotonina. Além disso, elimina as coisas negativas que atiram a autoestima para baixo. São contidas a perda de peso, a ansiedade, a falta de segurança, a dificuldade em lidar com as relações pessoais, a depressão e a sensação de deslocamento.
6) Ajuda no emagrecimento
Existem diversas atividades físicas que queimam bastantes calorias contribuindo para o emagrecimento. Praticar atividade física de forma intensa, vai acelerar o seu metabolismo promovendo uma maior queima de gordura.
É sempre bom lembrar que para se ter bons resultados, deve-se associar a atividade física a uma alimentação saudável e ao descanso.
7) Baixa a tensão
Apesar de ainda não ter cura, atenção alta pode ser controlada e evitada com algumas mudanças de hábito. Um exemplo dessa mudança é evitar o sedentarismo, que também é um fator para a tensão alta.
A atividade física é um forte aliado para controlar a tensão. Fazer exercício físico, diminui o percentual de gordura, controla os níveis de colesterol e a diabetes, fortalece a estrutura óssea e muscular e melhora a condição cardiovascular do indivíduo. Mas as pessoas hipertensas devem fazer uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física.
8) Aumenta a resistência muscular
As atividades físicas são benéficas para todo o organismo, desempenha uma importantíssima função de fortalecer ossos, articulações e músculos, proporcionando mais resistência, flexibilidade, equilíbrio corporal, agilidade, e principalmente, uma boa condição física, melhorando as condições de funcionamento do sistema cardiorrespiratório.
9) Fortalece os ossos
Os exercícios podem afetar positivamente o pico de massa óssea em crianças e adolescentes. Pode também ajudar a manter ou promover um pequeno aumento na densidade óssea em adultos e diminuir a constante perda de massa óssea em idosos. Então, praticar atividade física ajuda a evitar a osteoporose.
10) Melhora o sono
Quem pratica atividade física, dorme mais rapidamente, consegue relaxar e descansar, tem um sono mais profundo, menos fragmentado e de qualidade, sente-se bem-disposto, concentra-se com maior facilidade possuindo melhor rendimento, emagrece e obtém melhoria na qualidade do sono e, consequentemente, na qualidade de vida. Não é recomendado praticar exercícios próximo do horário de dormir devido ao excesso de adrenalina libertada.