A minha 1ª maratona – Por Nídia Valadares

0
228

A 1ª maratona de Nídia Valadares foi em Novembro de 2016. Correu lesionada mas terminou em 5h16m. No ano seguinte e também no Porto, estilhaçou esse tempo fazendo 4h05m, que ainda é recorde pessoal.

1 – Idade: 42 anos

2 – Corre há quantos anos? Desde 2015

3 – Quando começou a correr, pensava algum dia fazer uma maratona? Quando comecei a correr, nem sequer pensava em fazer provas.

4 – Como surgiu a ideia de correr uma maratona? Começámos com 10 km, depois fizemos um trail já com 12 km e a pensar que, os que estavam a fazer a mesma prova mas na distância mais longa de 24 km, eram doidos. Depois meia maratona, pensar numa maratona ou numa ultramaratona quando se treina e convive com pessoas que já o fizeram, é um processo muito rápido.

5 – Data e local da primeira maratona? Novembro de 2016 no Porto

6 – Como correu a prova? Não correu bem e sabia que não podia correr bem porque estava lesionada. Não foi possível correr boa parte do percurso por causa da dor no joelho.

7 – Qual o tempo que demorou? Esteve dentro das expetativas? Como estava lesionada, demorei 5h16m, não podia esperar outra coisa, mas acabei ainda assim com muito orgulho.

8 – Continuou a correr maratonas? Se sim, quantas mais completou? Sim, fiz mais duas maratonas.

9 – Qual a maratona que lhe deixou melhores recordações? Sem dúvida, a que fiz em 2017, de novo no Porto. Gosto de pensar que esta foi a minha primeira maratona, ia preparada para a distância e para a prova, bem fisicamente e mentalmente, estava a passar uma boa fase, estava a adaptar-me finalmente à nova cidade onde atualmente vivo, estava a começar uma relação e como tal, sabia que tinha o apoio dele ainda que à distância, pois não pôde deslocar-se comigo ao Porto. Fiz a prova num ritmo controlado, não sou rápida nem nada que se pareça mas consegui manter o ritmo. Nunca senti falta de forças e terminei abaixo daquilo que esperava (pensava numas 4h30m) o que me deixou muito orgulhosa e a quem acompanhou a minha prova.

10 – Recorde pessoal na maratona? Onde e quando foi? Foi no Porto, em 2017 com 4h05m. Gostava de um dia conseguir baixar para as 3h59m.

Deixar Resposta