A Agência Mundial Antidoping (WADA) publicou a sua lista atualizada de substâncias e métodos proibidos. Os medicamentos GLP-1, incluindo semaglutida e tirzepatida, permanecem permitidos, enquanto a Lista de Substâncias Proibidas de 2027 introduz mudanças relacionadas a canabinoides, glicocorticoides e betabloqueadores.
Aprovada pelo Comité Executivo da WADA, a nova lista entra em vigor em 1 de janeiro de 2027. Ela identifica substâncias e métodos proibidos dentro e fora da competição, bem como aqueles proibidos apenas em determinadas modalidades.
A WADA também divulgou um resumo das principais alterações a partir de 2026, uma versão com as alterações destacadas e um Programa de Monitorização atualizado, que rastreia substâncias que não são proibidas, mas que estão a ser monitoradas quanto a possíveis padrões de uso indevido no desporto.
A decisão mais significativa diz respeito à manutenção da permissão para o uso de agonistas do recetor GLP-1, cujo uso cresceu rapidamente nos últimos anos. O grupo consultivo de especialistas da WADA reviu a literatura científica disponível e considerou se os medicamentos deveriam ser adicionados à Lista de Substâncias Proibidas, mas concluiu que, atualmente, não há evidências suficientes de que atendam aos critérios para inclusão.
Diversas substâncias também foram removidas do Programa de Monitorização após dados suficientes indicarem que elas não representam atualmente uma preocupação antidoping.
O diretor-geral da WADA, Olivier Niggli, instou os atletas e as pessoas ao seu redor a familiarizarem-se com as mudanças antes que elas entrem em vigor. “Incentivamos os atletas, as suas equipes e todas as partes interessadas a familiarizarem-se com o Resumo das Principais Modificações para evitar o uso inadvertido de substâncias e métodos proibidos no desporto em 2027”, disse ele.
“Em particular, solicitamos gentilmente a todas as Organizações Antidoping do mundo que compartilhem a Lista e os documentos relacionados com os atletas, suas equipes e outras partes interessadas relevantes sob a sua jurisdição.”
A Lista de Substâncias Proibidas é uma das nove normas internacionais que serão obrigatórias para os signatários do Código Mundial Antidoping a partir do início de 2027, após a introdução de uma nova norma internacional para inteligência e investigações.
