Aproxima-se o dia de Kipchoge tentar correr em menos de duas horas a distância da maratona

0
119

A Organização do desafio Ineos 1:59, no qual o queniano Eliud Kipchoge tentará ser o primeiro atleta a correr a distância da maratona em menos de duas horas, diminuiu de nove para apenas três dias a janela de realização do evento. O desafio tem sido anunciado para 12 de Outubro, mas a data é o início de janela, que vai até dia 14, para a sua realização, já que as condições climatéricas podem influenciar significativamente o rendimento de Kipchoge.

A janela inicial para o desafio Ineos 1:59 em Viena era de nove dias – entre 12 e 20 de Outubro – mas a análise da previsão meteorológica permitiu que os organizadores diminuíssem o intervalo de tempo. Muito brevemente, haverá o anúncio se o evento será realizado no dia 12 ou noutra data. O horário do início do desafio, entre as 5 horas e as  9 horas locais, será definido na véspera do evento.

“A natureza única desse evento extraordinário significa que não estamos numa posição em que possamos confirmar a data ou o horário do início do desafio até termos a certeza absoluta de que as condições climatéricas são as adequadas.  Temos uma equipa de especialistas em meteorologia a trabalhar nisso, juntamente com o Serviço de Meteorologia da Áustria, para informar a equipa de Kipchoge que tomará a decisão”, disse o chefe da equipa de análise meteorológica do evento, Robby Ketchell.

A cidade austríaca foi escolhida para o desafio tendo em conta as suas condições climatéricas. A Organização espera uma temperatura entre os 7 e 14 graus, humidade abaixo de 80% e sem muito vento.

A tentativa de vencer a barreira das duas horas ocorrerá no parque The Prater, em quatro voltas num circuito de 9,6 km além de um trecho de 4,3 km em reta.

Esta será a segunda tentativa do atleta queniano em correr a distância da maratona abaixo de duas horas, feito nunca alcançado. A primeira foi no Breaking2, evento idealizado pela Nike com o mesmo objetivo. No Autódromo de Monza, na Itália, Kipchoge ficou a 26 segundos do feito, correndo a distância em 2h00m25s.  Como é sabido e dadas as condições em que será feita a tentativa, a marca não será homologada pela IAAF.

Os interessados poderão acompanhar o desafio ao vivo pelo youtube. 

Deixar Resposta