Associação Desportiva de Castelo de Vide/Aposta nos escalões jovens

0
420

A Associação Desportiva de Castelo de Vide foi fundada em 1977 e a Secção de Atletismo em 2018. Hugo Farinha é o atual presidente do clube que tem cerca de 700 sócios e 39 atletas federados.

A Associação Desportiva de Castelo de Vide foi fundada em 27 de Abril de 1977 por um pequeno grupo de castelo-videnses, interessados em dinamizar o desporto e a cultura na vila.

O clube tem atualmente cerca de 700 sócios que pagam anualmente seis euros de quotas. Hugo Farinha (ex vice-presidente) é o atual presidente depois do recente falecimento de Rui Moura.

Atletismo desde 2018

C. Vide 2A AD Castelo de Vide tem a sua sede e cinco Secções em funcionamento: futebol, atletismo, caminhada, pesca e todo o terreno.

A Secção de Atletismo foi fundada em 1 de Janeiro de 2018, data da filiação do clube na Associação de Atletismo de Portalegre.

Joana Ceia é a responsável da Secção que tem neste momento, 39 atletas federados, grande parte deles dos escalões jovens. Nuno Preciado e Paulo Pernes são os dois treinadores dos atletas que participam habitualmente em provas de pista, corta-mato e estrada. Já este ano, dois atletas representaram o clube e o município numa prova em Cabo Verde.

Satisfeitos com os resultados dos seus atletas

C. Vide 6O clube mostra-se satisfeito com os seus atletas, com bons resultados a nível distrital. Paulo Pernes refere que os resultados não são a principal preocupação do clube, mas “desde a sua criação há cerca de dois anos, nas provas onde participamos, os nossos atletas destacam-se e marcam presença regular nos pódios dos diversos escalões”.

Os objetivos para esta época “passam sempre pela disponibilização das melhores condições para a prática desportiva dos nossos atletas; em termos de resultados, passa por entrar em todas as provas, com o objetivo de dar o melhor”.

“Tudo fazemos para dar as melhores condições aos nossos atletas”

Difícil equilibrar as receitas com as despesas

O clube recebe um subsídio anual da Câmara Municipal e da Casa do Povo de Castelo de Vide e pontualmente, das Juntas de Freguesia.

C. Vide 7Os pequenos comerciantes dão a ajuda possível, faltam mais apoios de privados que ajudem a melhorar as condições oferecidas aos atletas.

Os subsídios são naturalmente insuficientes para fazer face às despesas. Daí, as receitas do bar junto ao estádio, a promoção de atividades (provas, torneios) e a participação nos eventos culturais da vila (Carnaval, entre outros).

O clube tem organizado algumas provas. No ano passado, foram a V Night Run, com cerca de 200 participantes; o 1º Corta-Mato ADCV, com cerca de 120 e a 1ª prova de pista ADCV, também com cerca de 120 atletas.

Associação Desportiva de Castelo de Vide

A.D.Castelo-De-VideConcelho: Castelo de Vide

Ano fundação: 1977

Presidente: Hugo Farinha

Sócios: 700

Atletas: 39 federados

Técnicos: 2

Apoios aos atletas

C. Vide 5Os apoios aos atletas passam pelas inscrições, transportes, equipamentos, alimentação, acompanhamento médico, acompanhamento nutricional, através da fisioterapeuta do clube e da nutricionista. “Tudo fazemos para dar as melhores condições aos nossos atletas”. Ainda assim, tem havido alguma falta de material nalgumas disciplinas como os lançamentos.

Falecimento de ex-presidente Rui Moura

Contatámos o anterior presidente Rui Moura no dia 5 Julho e combinámos a reportagem com o clube. No dia 25, recebemos um email de Paulo Pernes dizendo: “Alguma coisa, entre em contacto connosco, infelizmente o nosso presidente não lhe vai poder responder”.

Telefonámos então a Paulo Pernes e fomos surpreendidos com o falecimento dias antes de Rui Moura, vítima de doença prolongada.

A Revista Atletismo quer expressar os seus sentidos sentimentos para com a família de Rui Moura, extensivos ao clube.

Deixar Resposta