A Associação Europeia de Atletismo decidiu doar 20 mil euros ao governo turco para apoiar as vítimas do terramoto no país.
Após os devastadores terramotos que atingiram a Turquia no mês passado, a Associação Europeia de Atletismo tinha anunciado que iria doar um euro por cada bilhete vendido nos Campeonatos Europeus de Pista Coberta disputados em Istambul.
Um dos muitos momentos mais aplaudidos nos Campeonatos verificou-se com a conquista da medalha de ouro do triplo salto pela turca Tugba Danışmaz, com um recorde nacional.
Entre os muitos apoios dados ao povo turco pela família do atletismo, destaca-se o grego Miltiadis Tentoglou que leiloou os seus sapatos de bicos por 20 mil euros, para serem usados em ajuda humanitária nos sobreviventes do terramoto.
O presidente da Associação Europeia de Atletismo, Dobromir Karamarinov, disse: “Embora a competição tenha sido excelente – e foi especialmente tocante ver a próprio Tugba Danışmaz da Turquia ganhar o ouro – estes campeonatos ocorreram menos de um mês após os terríveis terramotos que atingiram o país”.
“Estamos gratos por ter conseguido realizar uma edição tão marcante do campeonato, à sombra desses eventos, e devo agradecer ao Comité Organizador Local de Istambul 2023 e à Federação Turca de Atletismo pelos seus fantásticos esforços nessas circunstâncias.
“É importante que nós, como uma família atlética, mostremos o nosso apoio a todos aqueles que foram afetados pelos terramotos e que a nossa modalidade possa trazer alguma esperança em tempos difíceis.”
O próximo Campeonato Europeu de Pista Coberta será disputado em Apeldoorn, Países Baixos, de 6 a 9 de março de 2025.