Atletas correm maratona nos EUA com canoa de 15 quilos às costas

0
675

Se correr uma maratona exige uma preparação específica, imagine então correr a distância carregando uma canoa de 15 kg! Foi isso que fizeram no passado sábado, alguns participantes na Maratona de Ely, cidade do Estado do Minnesota nos Estados Unidos.

Em Ely, transportar canoas não é algo incomum, já que a localidade com pouco mais de três mil habitantes, é conhecida pelos seus trilhos que dão acesso aos lagos da região, utilizados na prática de canoagem. Porém, a ideia de fazer uma prova com uma canoa com cerca de um metro de comprimento e 15 quilos às costas, é original, até mesmo para os habitantes locais.

A ideia de correr a maratona carregando a canoa, que este ano atraiu oito atletas para os 42,195 km, seis para os 21,097 km e duas equipas de estafetas, surgiu em 2016, quando dois amigos trabalhavam como canoeiros.

Depois de se questionarem se era possível carregar o equipamento durante o percurso, eles resolveram fazer uma tentativa. Correndo juntos e dividindo o peso do equipamento, terminaram os 42,195 km da Maratona de Ely daquele ano em 5h48m. O feito chamou tanto a atenção que a Organização da prova criou uma categoria específica para os maratonistas/canoeiros. E ela cresce de ano para ano, já com atletas de fora da localidade.

Este ano, Anthony Peter foi o campeão da categoria com o tempo de 5h00m01s, superando o recorde de 2018 em mais de 20 minutos. A única mulher a arriscar-se na maratona com a canoa às costas foi Auralee Strege, que completou o percurso em 6h49m29s.

Deixar Resposta