Atletismo já tem programa horário dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

0
435

O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 anunciou nesta terça-feira o calendário completo das 33 modalidades desportivas, que serão disputadas entre 24 de Julho e 9 de Agosto na capital japonesa.
Com duração de dez dias, o atletismo terá início na sexta-feira, 31 de Julho, com a prova de 20 km marcha  masculinos que terminará em frente ao palácio imperial do Japão, e terminará no último dia dos Jogos, 9 de Agosto, um domingo, com a maratona masculina.
Nesse período, a competição será distribuída por 17 sessões no Estádio Olímpico de Tóquio. “O cronograma de Tóquio 2020 é substancialmente diferente dos horários olímpicos anteriores, mas oferecerá à grande maioria dos adeptos do atletismo a oportunidade de ver as medalhas olímpicas serem decididas, com as finais marcadas em 15 das 17 sessões no estádio principal”, explicou o diretor de competições da IAAF, Paul Hardy.
“Ter finais de manhã, conforme solicitado pelo Comité Olímpico Internacional, aumentará a visibilidade do atletismo em todos os fusos horários. Os eventos de maiores distâncias no estádio permanecem nas sessões noturnas para reduzir o risco de condições muito quentes para os atletas, enquanto os eventos de rua começarão o mais cedo possível”, concluiu.
O novo cronograma apresenta a grande novidade que é a disputa da estafeta mista de 4×400 m. É a primeira vez que o atletismo junta atletas masculinos e femininos num evento nos Jogos Olímpicos.
– Desta forma, nove finais serão disputadas de manhã – mais os três eventos de marcha atlética e as duas maratonas.
– O calendário foi feito de maneira que permita que os atletas possam disputar duas provas: 100 m/200 m; 200 m/400 m; 800 m/1.500 m; 1.500 m/5.000 m; 5.000 m/10.000 m.
– Todos os cinco eventos de rua serão realizados em dias separados, sem sobreposição, para que cada um tenha a possibilidade de ser o centro das atenções. Todos começarão às 6 horas, com exceção dos 50 km marcha, que terá a partida às 5h30m, para dar aos atletas as condições de participação mais seguras.
– As provas combinadas – decatlo e heptatlo – serão disputadas nos mesmos dias (5 e 6 de Agosto) proporcionando uma possibilidade especial para os fãs deste eventos.
– O cronograma permitirá tempo suficiente para os especialistas dos 400 m competirem na estafeta mista 4×400 m que será disputado no segundo dia, assim como os 400 m individuais e as estafetas tradicionais de 4×400 m.

Deixar Resposta