Benfica confirma idade de atleta queniano que gera dúvidas

0
961

Edward Zakayo é um jovem queniano que corre pelo SL Benfica, tendo vencido no passado domingo a prova dos 5.000 metros do meeting de Rabat, integrado na Liga Diamante, com o tempo de 13.11,49.

A publicação de uma foto sua gerou muitos comentários nas redes sociais, duvidando da idade do atleta, apenas 17 anos. Segundo o perfil de Zakayo publicado na IAAF, ele nasceu em 25 de Novembro de 2001. No entanto, o clube encarnado mostra-se tranquilo pois o passaporte do atleta é legal.

Contatado pelo Diário de Notícias, Henrique Jones, antigo médico da Federação Portuguesa de Futebol, afirmou que muitos destes atletas africanos tiveram experiências traumáticas em idade jovem, o que leva a um envelhecimento precoce. “Por vezes é estranho, sim, mas uma coisa é a idade aparente e outra é a idade real. A partir do momento em que há desconfiança, são feitos exames por radiografia ou ressonância magnética. A UEFA, por exemplo, obriga que os jovens que participem nas competições europeias façam um exame ósseo”.

Deixar Resposta