O norte-americano Ashton Eaton, bicampeão olímpico e mundial do decatlo, retirou-se da alta competição mas não das corridas. Agora com 35 anos, ele correu a Meia Maratona de Portland e twitou sobre como ficou surpreendido com a dureza da prova.
Eaton terminou a meia maratona em pouco menos de uma hora e 50 minutos, ficando em 530º lugar da geral. Nas redes sociais, ele escreveu: “Acho que corri em 1h49m. Durante a prova, senti-me bem, mas agora sinto que não consigo mexer-me. Insanamente doloroso”.
Durante a carreira profissional de Eaton, apesar de ter sido o único decatleta a quebrar a marca dos 9.000 pontos por duas vezes, ele nunca foi particularmente dominante nos 1.500 m, a sua prova mais fraca das dez, onde teve um recorde pessoal de 4.14,48.
Eaton acrescentou ainda: “Sempre admirei a resistência mental das provas de longa distância, e agora ainda mais. Foi uma experiência sem igual.”
Eaton e a sua esposa, a canadiana Brianne Theisen-Eaton, retiraram-se da alta competição no auge das suas carreiras em 2017. O casal reside agora em Oregon com o seu filho de três anos. Na semana passada, Brianne foi nomeada embaixadora da Meia Maratona de Nova Delhi, marcada para 15 de outubro.