Como já divulgámos ontem, a queniana Brigid Kosgei, foi coroada a nova rainha da maratona ao vencer em Chicago no tempo recorde de 2h14m04s. O anterior recorde era de 2h15m25s e durava desde 13 de Abril de 2003, em Londres e pertencia à britânica Paula Radcliffe.
– “Estou muito feliz e sinto-me bem. Corri aqui no ano passado, então já conhecia o percurso da prova. Havia um pouco de vento, mas nada que prejudicasse o meu desempenho. Ainda tive o apoio do público, que me incentivou do início ao fim, o que me ajudou muito”, disse Brigid Kosgei, de 25 anos.
A maratona de Chicago faz parte do IAAF Gold Label, circuito promovido pela IAAF. A seguir a Brigid, ficaram as etíopes Ababel Yeshaneh, com 2h20m51s e Gelete Burka, com 2h20m55s.
Brigid, que já tinha vencido em Chicago no ano passado, liderou a maratona desde o início. Com um ritmo incrivelmente rápido, ela completou os primeiros 5 km em 15m28s. A partir do km 10, porém, a queniana passou a dosear as suas energias. Ela só voltou a acelerar a partir dos 35 km, quando se apercebeu que tinha possibilidades de bater o recorde mundial. Correu então os últimos 7.195 metros em 22m50s, menos 45 segundos por exemplo que Mo Farah!
– “Quando eu vi a rapidez com que Brigid estava a correr na primeira parte da corrida, sabia que ela poderia bater o recorde. Por isso, resolvi dar-lhe os parabéns, porque ela merece”, comentou Radcliffe.