Brigid Kosgei, nova rainha da maratona, recebeu parabéns de Paula Radcliffe

0
553

Como já divulgámos ontem, a queniana Brigid Kosgei, foi coroada a nova rainha da maratona ao vencer em Chicago no tempo recorde de 2h14m04s. O anterior recorde era de 2h15m25s e durava desde 13 de Abril de 2003, em Londres e pertencia à britânica Paula Radcliffe.

– “Estou muito feliz e sinto-me bem. Corri aqui no ano passado, então já conhecia o percurso da prova. Havia um pouco de vento, mas nada que prejudicasse o meu desempenho. Ainda tive o apoio do público, que me incentivou do início ao fim, o que me ajudou muito”, disse Brigid Kosgei, de 25 anos.

A maratona de Chicago faz parte do IAAF Gold Label, circuito promovido pela IAAF. A seguir a Brigid, ficaram as etíopes Ababel Yeshaneh, com 2h20m51s e Gelete Burka, com 2h20m55s.

Brigid, que já tinha vencido em Chicago no ano passado, liderou a maratona desde o início. Com um ritmo incrivelmente rápido, ela completou os primeiros 5 km em 15m28s. A partir do km 10, porém, a queniana passou a dosear as suas energias. Ela só voltou a acelerar a partir dos 35 km, quando se apercebeu que tinha possibilidades de bater o recorde mundial. Correu então os últimos 7.195 metros em 22m50s, menos 45 segundos por exemplo que Mo Farah!

Ao cruzar a linha de meta, Brigid, foi bastante saudada por todos os presentes, inclusive por Paula Radcliffe, que assistiu à maratona no local. Com 2h18m20 como melhor marca da carreira até então, a queniana não conteve o seu entusiasmo quando descobriu que tinha baixado o seu recorde pessoal em quatro minutos.

– “Quando eu vi a rapidez com que Brigid estava a correr na primeira parte da corrida, sabia que ela poderia bater o recorde. Por isso, resolvi dar-lhe os parabéns, porque ela merece”, comentou Radcliffe.

Deixar Resposta