Britânica ganha Ultra de 431 km deixando primeiro homem a 15 horas

0
1194

A britânica Jasmin Paris, de 35 anos, fez história ao ser a primeira mulher a vencer os 431 km da Ultra Maratona Spine Race, entre Derbyshire, no Centro de Inglaterra, e a fronteira com a Escócia, no tempo recorde de 83h12m23s.

Jasmin melhorou em mais de 12 horas o anterior recorde do percurso que pertencia ao irlandês Eoin Keith. O recorde feminino estava em 109h54m, mais 26h42m que agora!

Ela teve a companhia do espanhol Eugeni Rosello, vencedor em 2013, até aos 312 km mas deixou-o depois para trás. O segundo acabou por ser Eoin Keith com 98h18m23s. Terminaram a prova 50 homens e 3 mulheres.

Jasmin Paris: “Dois terços do tempo corremos no escuro, o que esgota a energia mental. Pelo facto de ser sem interrupções, é bastante tático: quanto mais dormimos, mais energia temos, mas por outro lado estamos a perder tempo com cada segundo a dormir. Uma grande parte é através de áreas bastante remotas, onde estamos por conta própria, o que é um importante componente. É esgotador em todos os sentidos, é um desafio enorme. Mas tinha o incentivo perfeito para chegar à meta: a minha filha bebé, que estava à minha espera”.

jasmin parisO feito de Jasmin Paris é ainda mais extraordinário, tendo em conta que a atleta aproveitou as paragens nos abastecimentos pelo caminho para tirar leite para a filha.

A ultramaratonista que vive em Edimburg, participou na prova pela primeira vez mas é bastante conhecida no seu país. Ela venceu em 2016 a Skyrunner World Series (Sky Extreme) e a medalha de bronze do Skyrunning World Championships (Sky Ultra).

Deixar Resposta