BRRnightRUNNERS/Mais de 150 correm no Barreiro com preocupações sociais

0
936

O BRRnightRUNNERS está localizado no Barreiro. Formado em 2013, já tem mais de 150 aderentes. As preocupações sociais fazem parte das suas preocupações através da promoção de alguns eventos.

O BRRnightRUNNERS é um dos muitos clubes de atletismo que participam nas provas populares mas que ainda não estão devidamente formalizados com estatutos e uma direção. Isso não impede de ter mais de 150 aderentes, entre atletas e caminheiros. Só no Fórum Barreiro Night Run disputado em 11 de Maio, teve 165 inscritos entre a corrida e a caminhada e na S. Silvestre de Lisboa, já participou com mais de cem atletas. Carlos Luz é um dos fundadores do clube, responsável da secção de atletismo e reconhecido como o “presidente”.

brr 2Atendendo a que algumas das habituais perguntas que fazemos aos clubes não se enquadravam nas caraterísticas do BRRnightRUNNERS, acabámos por fazer uma entrevista diferente com Carlos Luz.

RA: Porque é que se chamam BRRnightRUNNERS?

CL: Porque somos do Barreiro, somos BRR’s e gostamos de correr e também de caminhar à noite.

RA: Como apareceu o grupo?

CL: A ideia de formar o grupo foi de um amigo meu, que também pratica atletismo e que um dia, na brincadeira, voltou-se para mim e para mais quatro ou cinco amigos, e disse, porque é que não nos juntamos uma vez por semana, sempre no mesmo dia e hora, para treinar em grupo? Adorámos a ideia e desde 18 de Setembro de 2013, que treinamos sempre à quarta-feira, às 21 horas.

RA: O vosso logotipo tem alguma simbologia associada?

BRR-logotipoCL: O logotipo foi inspirado nos moinhos de maré e de vento da nossa cidade. A forma geométrica utilizada na parte superior do logotipo, foi inspirada nos telhados dos moinhos e pretende representar uma seta, ou seja, a indicação da direção da meta, do ponto de chegada, do destino, do objetivo a alcançar. A cor preta utilizada nas letras e nas formas geométricas, representa a noite e o amarelo de fundo, foi escolhido por razões de segurança, por ser uma cor refletora e bem visível de noite.

“Pratiquem e incentivem os vossos amigos a praticar atividade física ao ar livre com regularidade, porque faz muito bem à saúde”

RA: Como são os vossos treinos?

CL: Os nossos treinos realizam-se à quarta-feira à noite, todo o ano e duram mais ou menos uma hora. Não carecem de inscrição e são abertos a toda a população. Começam com exercícios de aquecimento e terminam com uma sessão de alongamentos. Pelo meio, uns correm e outros caminham, acompanhados por guias, com ritmos diferentes. Grande parte dos percursos são feitos junto ao rio, com uma excelente vista sobre Lisboa e sobre o Seixal.

brr-treino 300RA: Os treinos são muito concorridos?

CL: Na primavera, verão e outono, os treinos são bastante concorridos. Em média, têm 150 participantes. No inverno, quando está muito frio e a chover, o número de participantes é menor, mas juntamos sempre umas 40/50 pessoas. No último 26 de Junho, fizemos o 300º treino, o que dá 3.000 km. Dava para chegar a Copenhague!

RA: Participam em que tipo de provas?

CL: Sim, quase todos os fins-de-semana participamos em provas. Especialmente em provas de estrada, com 5 e 10 quilómetros, mas também em meias maratonas e em maratonas, e também em trails e ultra-trails.

RA: Há algum atleta que mereça uma referência especial?

CL: Não. Damos mais importância ao aspeto lúdico, não ligamos muito à competição em si, o objetivo é praticar atividade física.

RA: Quem tipos de apoios dão aos atletas (inscrições, transportes, equipamentos, etc)?

CL: Aqui, cada um paga o seu equipamento e a sua inscrição nas provas. Não temos quaisquer tipos de subsídios, estatais ou privados.

brr-treino solidárioRA: O grupo organiza alguma prova? Se sim, qual? E quantos atletas costumam participar nessa prova?

CL: Todos os anos, por altura do Natal, organizamos um treino/ caminhada solidária para ajudar crianças e jovens em situação de risco. Escolhemos uma instituição do nosso concelho e convidamos os participantes a oferecer presentes de Natal e a doar bens alimentares. O treino/ caminhada solidária realiza-se no dia 08 de dezembro e junta mais de 350 pessoas.

RA: Organizam mais algum evento ao longo do ano?

CL: Organizamos vários eventos para ajudar as Corporações de Bombeiros e para contribuir ou chamar à atenção para outras causas sociais, como a pobreza, a violência doméstica, a preservação da saúde, etc.

brr 3RA: Pensam algum dia legalizar o clube?

CL: Sim, podemos formalizar o clube no futuro. Mas já temos a marca registada.

RA: Quer deixar alguma mensagem para os nossos leitores?

CL: Sigam o nosso exemplo. Pratiquem e incentivem os vossos amigos a praticar atividade física ao ar livre com regularidade, porque faz muito bem à saúde. Quem quiser visitar a página do clube pode fazê-lo em: www.facebook.com/brrnightrunners

 

Deixar Resposta