Campeonato Europeu de Atletismo em Paris anulado!

2
444

A Federação Francesa de Atletismo (FFA) e o Comité Organizador decidiram ontem que o Campeonato Europeu de Atletismo não se realizará entre 25 e 30 de Agosto em Paris, nem no próximo ano.

A decisão foi tomada numa reunião em que estiveram presentes o Comité Organizador, a delegação interministerial para grandes eventos e os Ministérios do Desporto e do Interior de França. Assim, o próximo Europeu será apenas em 2022, entre 15 e 21 de Agosto, em Munique.

“Tivemos muitas discussões durante o último mês. Lutámos até ao final pela sua manutenção, explorámos a mais pequena oportunidade mas decidimos cancelar. Obviamente, também estivemos em contacto com a Associação Europeia de Atletismo que aceita a nossa decisão e sabe que fizemos o melhor. Queríamos oferecer a todos os atletas, algo interessante no final da temporada. Falámos em sair do túnel depois da crise. No entanto, lamentavelmente este não será o caso”, explicou Jean Gracia, presidente do Comité Organizador.

“Estamos muito dececionados mas tivemos de assumir as nossas responsabilidades”, disse André Giraud, presidente da Federação Francesa de Atletismo. “O princípio da precaução prevaleceu. Não se trata de correr riscos ou cancelar coisas 15 dias antes”.

Federação Europeia resignada

A Federação Europeia publicou um comunicado em que esclarece que “a decisão de cancelar foi motivada pela atual pandemia do coronavírus e os riscos vinculados à situação atual, que estão longe de estar sobre controlo, assim como a proibição existente de reuniões de massas na França. Também se teve em conta uma análise realizada pela Comissão Médica da FFA ao considerar todos os riscos potenciais para os espetadores e as pessoas acreditadas que assistiriam aos campeonatos”.

A terminar, foi ainda dito: ”Se lamentamos anunciar o cancelamento dos nossos Campeonatos Europeus de Atletismo, vale a pena reiterar que nestes tempos sem precedentes, a saúde e a segurança de todas as partes interessadas no atletismo, incluindo os atletas, aficionados, juízes, sócios e todos os relacionados com o desporto, é primordial”.

A Associação Europeia vai agora reunir-se em 7 e 8 de Maio para falar deste cancelamento e estudar o resto do calendário de 2020.

2 Comentários

  1. Pedido de esclarecimento:
    Comprei bilhetes para o campeonato da Europa de atletismo em Paris para todos os dias, assim como o quarto de hotel e os bilhetes de avião ida e volta. Tem a Associação europeia alguma informação sobre o que acontece a quem está nestas situações?
    Obrigado e cumprimentos

    • Caro Fernando Rodrigues,
      Naturalmente que não se responder-lhe à sua dúvida. penso que deverá contatar o Comité Organizador do Europeu e a Associação Europeia.
      Cumprimentos,
      Manuel Sequeira

Deixar Resposta