Canadiana cega conclui ultramaratona de 500 km em 8 dias sem guia

0
1612

Não é para todos ser-se capaz de percorrer uma ultramaratona de 500 km no tempo limite de dez dias. A Ultramaratona Vol-State, nos EUA, teve 117 participantes, tendo terminado 83. Uma delas foi a canadiana Rhonda-Marie Parke que é cega. Ela passou por colinas, estradas, rios e vales sem a orientação de um guia e completou o seu desafio na última sexta-feira (21), ao fim de oito dias, 16 horas e 25 minutos. “Este é meu aniversário de 40 anos, eu queria fazer algo grande”, disse.

Na Vol-State, a organização exige que os corredores percorram pelo menos 50 km por dia – uma forma de assegurar que eles acabam o percurso no máximo de dez dias. Durante o trajeto, não são permitidos “lebres” e não há postos de socorro.

É o corredor que precisa definir o que vai comer, como conseguirá água e onde terá algumas horas de sono. No trajeto, é possível encontrar animais selvagens. Alguns moradores do estado do Tennessee, conhecidos como “anjos” pelos participantes, oferecem ajuda, sombra, água e abrigo.

O objetivo da canadiana ao inscrever-se na Vol-State era conscientizar a sociedade sobre os desafios diários enfrentados pelas pessoas com alguma deficiência. Na maior parte do percurso, ela correu com uma bengala branca e um colete em que era possível ler a palavra “cega”.

cega 1“O que fica para Rhonda é uma incrível aventura de oito dias, 16 horas e 25 minutos, repleta de desafios e lutas. Mas a persistência e o desejo de mostrar ao mundo que pessoas com deficiência deveriam ser incluídas no desporto, levaram-na a seguir em frente e encarar a dor e o medo”, escreveu Chris Mintz, que administra as redes sociais da canadiana, na sua página no Facebook.

“Todos devem ter o direito de perseguir a sua própria linha de chegada. Para que isso aconteça, todos devem ter o direito em se posicionar no começo”, lembrou.

Rhonda-Marie Parke terminou a prova em 61º lugar. O vencedor da Vol-State foi Grant Maughan, que concluiu os 500 km em três dias, 22 horas, 2 minutos e 59 segundos. Em femininos, venceu Rhoda Smoker, em quatro dias, 12 horas, 5 minutos e 35 segundos.

Deixar Resposta