Casa do Benfica de Faro/Objetivos cumpridos na 2ª Divisão Nacional

0
677

 

 A Casa do Benfica de Faro foi fundada em 1994 com o atletismo a aparecer há 20 anos. Nuno Gomes é o atual presidente do clube que tem 150 sócios e 80 atletas filiados. Conta no seu curriculum com vários títulos nacionais e aposta fortemente na formação.

A Casa do Benfica de Faro é a filial número 41 do Sport Lisboa e Benfica e foi fundada em 14 de Junho de 1994. Nuno Gomes é o atual presidente do clube que tem 150 sócios que pagam uma quota mensal no valor de 1,5 euros.

A Secção de Atletismo foi criada há cerca de 20 anos. Como havia muitos jovens que brincavam nas ruas, a Casa do Benfica de Faro começou a organizar eventos desportivos para os ocupar nas férias escolares. E foram esses jovens que incentivaram a sua participação em corridas regionais.

O clube tem a sua sede própria no Bairro Bom João. O atletismo é neste momento a única Secção em funcionamento, com 80 atletas filiados na Associação de Atletismo do Algarve. Os atletas participam em provas de pista, corta-mato, estrada e ainda em menor escala, em trails.

Atletas em destaque

CBF-Juliana GuerreiroDesde a fundação da secção, vários atletas têm estado em plano de destaque, prestigiando o clube e a região algarvia. Nuno Gomes destaca Ana Dias, a única atleta que esteve nos Jogos Olímpicos em representação do clube. Outros nomes a merecerem uma referência são Juliana Guerreiro que esteve nos Europeus de Juvenis, José Monteiro nos Paralímpicos, Manuel Ferraz na maratona de Macau e Jorge Varela, Catarina Costa, Elisa Cruz, Paulo Pinto e Ana Rosa, todos com títulos nacionais.

Aposta forte na formação

Para Nuno Gomes, os objetivos para esta época foram cumpridos com o regresso do clube à 2ª Divisão Nacional. O clube vem apostando no futuro através da formação, contando com 11 treinadores para as diversas áreas técnicas.

As principais dificuldades encontradas na prática da modalidade têm a ver com a degradação do equipamento da Pista Municipal e falta de uma área exterior à pista para os lançamentos.

“Como somos ambiciosos, o dinheiro nunca chega e estamos sempre a descobrir receitas”

Campeões nacionais da II Divisão

Nuno Gomes considera importante o palmarés alcançado pela Secção de Atletismo ao longo destes 20 anos. “Fomos campeões nacionais da 2ª Divisão em 2006, 2007 e 2008, aqui em pista coberta. Tem sete presenças na 2ª Divisão e quatro na 3ª em masculinos, enquando que em femininos, conta com sete presenças na 2ª Divisão.

 

Orçamento de 16 mil euros

CFB pista cobertaO clube tem contratos -assinados com a Câmara Municipal de Faro e a Junta de Freguesia da Sé. A nível privado, conta com o apoio da Idelberto & Filhos e Caetano Auto. Outra fonte de receita é o bar da Pista Municipal de Faro.

O orçamento anual ronda os 16 mil euros. Descobrir receitas é uma das tarefas de Nuno Gomes. “Como somos ambiciosos, o dinheiro nunca chega e estamos sempre a descobrir receitas”.

O apoio aos atletas passa por oferecer-lhes as melhores condições de treino como material para a evolução técnica e nas deslocações aos campeonatos nacionais, regionais e meetings. E quando tal é possível, ainda é oferecido a toda a equipa um estágio nas férias de Natal.

O clube organiza três provas por época. A Marcha/Corrida Solidária de Faro, o Meeting de Inverno com distâncias não olímpicas e o Meeting “Vítor Tavares”, de homenagem ao seu antigo atleta. Este meeting tem cerca de 300 participantes e faz parte do Circuito Nacional de Meetings e segundo Nuno Gomes, é conhecido como o Benfica/Sporting do atletismo algarvio.

CASA DO BENFICA DE FARO

CBF-logotipoAno fundação: 1994

Presidente: Nuno Gomes

Sócios: 150

Atletas: 80 federados

Técnicos: 11

Orçamento: 16.000 euros

Quando a Estafeta 4×400 m masculinos se sagrou campeã nacional no escalão júnior

Quanto a estórias, Nuno Gomes conta-nos esta passada na estafeta 4×400 m masculinos num Campeonato Nacional de Juniores. “Tínhamos equipa para lutar pelo pódio. Mas o Gonçalo sentiu-se mal e faltava um elemento. O Paulo Oliveira sugeriu que o Jaquité podia alinhar. Mas este tinha acabado a prova do triplo-salto. Ficámos a olhar uns para os outros, ok vamos a jogo. Não é que ganhámos? O FC Porto foi segundo e o SL Benfica, terceiro. É mesmo um pódio de grandes!”. Quem fez parte dessa célebre estafeta foram o Jaquité, o Caracol, o Diogo e o Pinto.

 

 

Deixar Resposta