Casa do Povo de Alcanena: uma referência no atletismo regional

0
277

A Casa do Povo de Alcanena tem cerca de 60 atletas federados. Paulo Constantino é o seu presidente, responsável da Secção e treinador. A nível regional, apresenta um palmarés notável, com atletas internacionais e vários títulos individuais e coletivos.

Longe estavam aqueles que fundaram a Casa do Povo de Alcanena de terem um dia, mais concretamente a 1 de Novembro de 1996, uma Secção de Atletismo.

Com efeito, no Manifesto da Casa do Povo de Alcanena (em organização), podemos ler no seu início:

Pela economia do Povo: – Pela cultura do Povo: – Pelos direitos do Povo: Pão, Higiene, Justiça e Liberdade

Socialistas e Liberais: proletários de todas as classes! Temos em organização a Casa do Povo de Alcanena, a fim de prestar apoio e solidariedade ao povo trabalhador!”

Escola de Formação

Casa Povo Alcanena-1Os tempos mudaram e hoje, a Casa do Povo de Alcanena é um dos clubes de referência do atletismo da região, com uma Escola de Formação ao serviço da juventude.

O atletismo apareceu por ideia de Paulo Constantino. Aproveitou a existência jurídica da Casa do Povo de Alcanena, então sem qualquer tipo de atividade, e criou uma Escola de Formação com jovens entre os 9/10 anos.

Levado para a frente o sonho de Constantino, o clube tem esta época cerca de 60 atletas filiados na Associação de Atletismo de Santarém.

Paulo Constantino é além de presidente, o responsável da Secção de Atletismo e um dos dois treinadores. O outro é Leonardo Modesto.

O clube tem a sua sede mas não tem sócios. O valor da mensalidade dos atletas nos escalão de formação ronda os dez euros, e/ou mediante a possibilidade de cada família.

Pedro Santos e Carlos Santos, atletas internacionais em destaque

CP Alcanena-2 atletasOs atletas têm idades compreendidas entre os 8 e os 80 anos e participam em provas de estrada, trail e pista. Dois nomes merecem uma referência especial: Pedro Santos, pelo seu percurso no sector de provas combinadas, já esteve presente no Campeonato do Mundo de Juvenis, Taça da Europa e Jogos Ibero Americanos. Obteve mais de 50 medalhas em Campeonatos Nacionais nos vários escalões e ainda o recorde nacional de juniores do decatlo.

Carlos Santos é o outro atleta em destaque pelas suas participações na Taça da Europa de Provas Combinadas, tendo numa delas, ajudado Portugal a subir à 1ª Liga. Já obteve mais de 20 medalhas em Campeonatos Nacionais.

Casa Povo Alcanena-premiadosJá em finais de Novembro, a Associação de Atletismo de Santarém distinguiu na sua Festa do Atletismo duas figuras da Casa do Povo de Alcanena:

. Paulo Constantino com o Prémio Carreira

. Ana Paula Rodrigues, segunda sénior no Circuito “Todos a correr – Versão Curta”

Tricampeã distrital de Pista ao Ar Livre e Coberta

Reflexo do bom trabalho efetuado, a Casa do Povo de Alcanena é tricampeã distrital dos Campeonatos Absolutos de Santarém. É ainda tricampeã distrital de Pista Coberta e é o clube com maior número de Taças de Portugal de Provas Combinadas conquistadas (6).

Também já conseguiu dois pódios em Campeonatos Nacionais de Juvenis (2º lugar) e no Campeonato Nacional de Juniores de Pista Coberta (3º lugar).

Os objetivos para esta época passam pela revalidação dos títulos distritais coletivos conquistados na época passada e colocar mais atletas em Campeonatos Nacionais.

CASA DO POVO DE ALCANENA

Casa Povo Alcanena - logotipoConcelho: Alcanena

Ano fundação (Secção Atletismo): 1996

Presidente: Paulo Constantino

Atletas: 60 federados

Técnicos: 2

Orçamento: 5.000 a 8.000 euros

Falta de apoios

As principais dificuldades encontradas pela Direção passam pela falta de apoios para manter de forma mais folgada as despesas relativas com transportes, carrinhas e equipamentos.

O clube recebe um subsídio da autarquia, apoiado no Programa de Apoio às Coletividades e que varia em função do número de atletas filiados e dos títulos individuais e coletivos alcançados anualmente.

CP Alcanena-equipa-3º lugarAssim, o orçamento varia todos os anos, entre os 5.000 e os 8.000 euros. “Todas as ajudas são bem-vindas e com algum esforço, os subsídios vão sendo bem geridos”. Os apoios aos atletas passam pelos transportes, filiações e equipamentos de competição.

 

Estafeta Rio Maior/Alcanena

O clube tem um papel importante na organização da Estafeta Rio Maior/Alcanena e na “Corrida Colorida” integrada no Fórum da Juventude de Alcanena. No futuro, vai organizar o Campeonato Regional de Corta Mato Longo de Santarém.

Deixar Resposta