Cientistas apontam quem correrá uma maratona em menos de 2 horas

0
93

Vários estudos têm sido feitos para detetar-se as condições ideais para alguém correr a maratona em menos de duas horas.

Recentemente, cientistas brasileiros, gregos e suíços publicaram um artigo no Journal of Sports Medicine que indica por quem e quando esse recorde será batido.

Através de um cálculo, os cientistas apontam que a tão sonhada maratona abaixo das duas horas será realizada na próxima década por um corredor nascido no leste da África, com cerca de 27 anos, e que possua consumo máximo de oxigénio maior que 85 ml/kg/min.

Atualmente, o recorde está fixado em 2h01m39s e pertence ao queniano Eliud Kipchoge, de 34 anos, obtido em Berlim no dia 16 de Setembro último, a uma velocidade média de 20,8 km/h.

Nos primeiros meses de 2017, o próprio Kipchoge, o eritreu Zerzenay Tadese e o etíope Lelisa Desisa, recente vencedor da Maratona de Nova York, foram convidados para participarem numa ação da Nike no autódromo de Monza, na Itália, chamada Breaking 2.

O desafio tinha o intuito de fornecer as melhores condições para que os atletas percorressem a distância da maratona — pouco mais de 17 voltas na pista — em menos de duas horas. Porém, o objetivo não foi atingido pois Kipchoge terminou o trajeto em 2h00m25s.

Deixar Resposta