Coma melão e sinta os seus benefícios

0
557

O melão é uma fruta com baixas calorias e que pode ser utilizado para emagrecer e hidratar a pele, além de ser rico em vitamina A e flavonóides, poderosos antioxidantes que atuam prevenindo problemas como doenças cardíacas e envelhecimento precoce.

Como é rico em água, o melão aumenta a hidratação, podendo ser uma opção saudável para refrescar os dias quentes, por exemplo. Além disso, por ser rico em água, melhora o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre.

Benefícios do melão

O melão pode ser consumido na sua forma fresca ou na forma de sumos e vitaminas, sendo também bastante utilizado para refrescar dias mais quentes. Eis alguns benefícios do melão:

  1. Ajuda a emagrecer, por ter muito baixas calorias;
  2. Aumenta a hidratação, por ser rico em água;
  3. Mantém a saúde da pele e dos cabelos, por ser rico nas vitaminas A e C, importantes para a produção de colágeno e prevenção do envelhecimento;
  4. Melhora o trânsito intestinal, por ser rico em água, pois isso favorece a passagem das fezes;
  5. Controla a pressão arterial, por conter potássio e ser diurético;
  6. Previne doenças, por ter um alto teor de nutrientes antioxidantes, como vitamina A, vitamina C e flavonoides.

Para obter estes benefícios, deve-se consumir melão menos 3 a 4 vezes por semana, sendo importante incluí-lo numa alimentação saudável e equilibrada.

Informação Nutricional

A tabela a seguir indica a informação nutricional para 100 g de melão fresco.

Nutriente Quantidade
Energia: 29 kcal
Proteína: 0,7 g
Carbohidrato: 7,5 g
Gordura: 0 g
Fibras: 0,3 g
Potássio: 216 mg
Zinco:  0,1 mg
Vitamina C: 8,7 mg

Para escolher um bom melão no supermercado, deve-se olhar a casca e o peso da fruta. Cascas muito brilhantes indicam que a fruta ainda não está madura, enquanto os melhores melões são aqueles mais pesados para o seu tamanho.

 

Deixar Resposta