Combata as constipações mais rapidamente

0
303

O verão já lá vai e é chegado o tempo da chuva e das temperaturas mais baixas e com elas, as gripes e constipações, que quando são muito fortes nos” atiram” para a cama, deixando-nos inativos por uns dias e prejudicando os treinos para quem corre. Quantas vezes não se perde uma corrida importante por causa da maldita gripe?

O frio é o principal responsável pela sobrevivência dos vírus que afetam as vias respiratórias, eis alguns conselhos para uma mais rápida recuperação.

Conselhos para combater as constipações

  1. Descansar o mais que puder, especialmente se tiver febre. O descanso vai permitir que o organismo ganhe mais força e recuperem mais rapidamente. Não se deve treinar logo de manhã cedo, o frio pode ser muito prejudicial.
  2. Permanecer num ambiente quente e sem humidade, evitar as mudanças de temperatura, evitar as bebidas muito quentes ou muito frias.
  3. Uma boa alimentação é fundamental, comer muitas frutas e verduras, as vitaminas e os minerais dão uma grande ajuda na recuperação.
  4. Beber muitos líquidos, estes ajudam na eliminação da mucosidade, também previnem a desidratação e ajudam no alívio das dores de garganta.
  5. A aspiração dos vapores de água com sal ou eucalipto, alivia bastante a congestão nasal.
  6. Gargarejar com água quente com limão e mel. Esta mistura é recomendada para o alívio das dores de garganta. A água é melhor que o leite, pois este pode aumentar a mucosidade nasal.
  7. Cuidado com os medicamentos que se tomam. É preferível ir a um médico do que se automedicar, por vezes os medicamentos que estão à venda não são os mais apropriados. Nunca tomar antibióticos sem receita médica. Além de não serem eficazes contra constipações e gripes (causadas por vírus e não por uma bactéria) podem produzir resistências e poderão não funcionar quando realmente precisar deles.

Muitas destes conselhos já são conhecidos mas por norma, não são aplicados no combate às constipações. Muitos, ainda confiam na sabedoria popular para combater as constipações mas nos dias que correm, é preferível não arriscar e ir a um médico. Uma constipação mal curada pode trazer complicações indesejadas ao nosso organismo.

 

Deixar Resposta