Comité Olímpico da Noruega é o primeiro a pedir o adiamento dos Jogos Olímpicos

0
309

O Comité Olímpico da Noruega (NIF) solicitou ontem ao COI o adiamento dos Jogos Olímpicos até que a pandemia do coronavírus esteja controlada.

“Baseando-nos na situação pouco clara na Noruega e em grande parte do mundo, não é defensável nem desejável enviar desportistas noruegueses aos Jogos de Tóquio antes que a sociedade mundial tenha superado esta pandemia”, referiu num comunicado a presidente do NIF, Berit Kjoll.

A situação em muitas partes do mundo é “complexa, exigente e perigosa”. Numa carta enviada ao COI, assinada por Berit Kjoll e pela secretária-geral Karen Kvalevg, o NIF pede para estar informado do processo que leve a uma decisão final sobre a realização dos Jogos e precisa que, independentemente de esta, fará a sua própria estimativa sobre se os seus atletas vão ou não participar.

O NIF recorda que as autoridades da Noruega introduziram no passado dia 12 uma série de medidas de contenção para combater a pandemia. Uma delas é a proibição de qualquer atividade desportiva organizada, o que coloca o desporto norueguês numa situação difícil. Berit Kjoll mostra-se ainda preocupada com as diferentes condições de treino em diferentes países e outros aspetos relacionados com o jogo limpo “que apareceram na imprensa nos últimos dias a respeito da situação do coronavírus”.

Na carta agora enviada ao COI, pode ler-se ainda: “Compreendemos e respeitamos que a situação é muito complicada para as autoridades sanitárias japonesas, o Comité Organizador e o COI. Confiamos que os conselhos de Tóquio 2020 sejam do mais alto padrão médico e que a segurança dos atletas é a prioridade principal”.

Deixar Resposta