Como desintoxicar o seu corpo tomando chás?

1
3483

Os chás são um dos grandes aliados para quem deseja uma vida mais saudável, principalmente para os que procuram perder peso ou limpar o corpo de certas impurezas. Eles são fáceis de preparar, cada tipo de ingrediente traz propriedades únicas, e preparando na medida certa, pode ser uma bebida regular tão saudável como a água, ou o café.

Eis algumas ideias para desintoxicar o corpo e fazer um bom uso do chá. Inclusive com algumas sugestões de infusões para tornar esse processo ainda mais interessante.

Vejamos como pode trabalhar bem o seu corpo através do chá.

1) Porquê desintoxicar o seu corpo?

cháQualquer tipo de infusão, quando bem preparada, traz benefícios ao corpo. Isso acontece, porque cada espécie de planta ou fruta utilizada como ingrediente na infusão, tem as suas propriedades direcionadas diretamente para a água, que as absorve com facilidade durante a preparação.

Mas em primeiro lugar, porquê a necessidade de desintoxicar o corpo? Caso já faça exercício físico com frequência, este é um detalhe que não passa apercebido. Afinal, o corpo já é saudável o bastante com práticas realizadas naturalmente.

Para quem não possui uma boa alimentação, ou não tem o hábito do exercício físico, o corpo pode apresentar alguns sinais perigosos. Da famosa “barriguinha flácida”, até problemas de saúde relacionados com a tensão ou os níveis de glicose, esses problemas acumulam-se para toda a vida, acarretando outras dificuldades lamentáveis.

Nesse aspeto, os chás podem ajudar e muito a cuidar da saúde. Mas é bom ressaltar que eles, sozinhos, não são suficientes para realizar tais tarefas. Para cada tipo de chá, existem outras práticas que devem ser realizadas em conjunto, para garantir uma saúde mais equilibrada.

2) Os efeitos positivos de uma boa infusão

Os chás adicionam diversos benefícios ao corpo, de forma geral. Embora as particularidades de cada elemento ajudem a trazer o melhor de cada aspeto do corpo, a bebida na sua forma mais básica, auxilia em alguns bons aspetos.

Vejamos alguns deles.

  1. a) É um bom diurético

Um bom chá é uma excelente forma de regular as atividades dos rins e do sistema excretor. Da mesma forma que o café, e a própria água, o chá ajuda a limpar o organismo, expelindo as impurezas ainda presentes.

  1. b) Potencializa o sistema imunológico

O chá é uma das melhores formas de potencializar o organismo contra doenças. Males corriqueiros, como algumas viroses, constipações, ou mesmo gripes, podem ser muito bem evitados com infusões regulares.

  1. c) Pode funcionar como um rehidratante

Para casos de  desidratação ou jejum, a água costuma ser o principal meio para manter os seus órgãos protegidos de efeitos nocivos. Mas ele não é o único: alguns exemplos de chá possuem as mesmas propriedades hidratantes que a água. Então não deixe de aproveitar bem, situações variadas.

  1. d) Previne diversas doenças

Com todos os benefícios descritos acima, o chá oferece boas vantagens ao organismo. Entre algumas doenças que ele previne, estão o Alzheimer, a diabetes, a artrite, ou mesmo alguns tipos de cancro. Obviamente que o seu uso deve ser regulado para não acarretar noutros problemas de saúde.

Agora que sabe os benefícios que o chá pode realizar ao desintoxicar o seu corpo, eis alguns exemplos específicos, para realizar os tratamentos e prevenções. Desta forma, pode melhorar a sua saúde.

3) Quatro sugestões de chá para ajudar a desintoxicar o corpo

As sugestões a seguir indicadas procuram os mais variados efeitos para desintoxicar o corpo. Use com uma frequência moderada e é bastante recomendável que procure uma referência médica, para o caso de possuir uma predisposição a riscos relacionados às propriedades dos ingredientes usados.

  1. a) Chá verde

É um dos tipos de chás mais antigos e saudáveis. Ele explora todos os benefícios que mencionamos acima, e é um dos mais acessíveis em valores e lugares disponíveis. Além de todos esses benefícios, ele possui ainda efeitos antioxidantes que potencializa a prevenção do cancro.

Para fazer um bom chá verde, combine com uma colher de chá de  mel e uma fatia de limão. Bebendo todos os dias, evita a formação de radicais livres.

  1. b) Chá de boldo

O chá de boldo é excelente para proteger e regular o estômago, o fígado e o intestino. Ele é ótimo, não apenas para potencializar o sistema digestivo, como para protegê-lo de alguns efeitos mais nocivos, como as ressacas, por exemplo. Use o chá de boldo após uma das refeições, sobretudo aquelas mais gordurosas.

Deixe descansar a infusão com as folhas de chá de boldo, cerca de 15 minutos. E nunca beba mais do que uma vez ao dia.

  1. c) Chá de Dente-de-Leão

Também é muito bom para as funções digestivas, porém é mais focado ao fígado. O dente-de-leão pode ajudar tanto em refeições mais pesadas, como em casos de enxaquecas provocadas pela ressaca. Neste último caso, o ideal é beber assim que a infusão estiver com uma temperatura mais amena, evitando assim outros efeitos colaterais.

Beba a infusão logo após a refeição. No caso de ressacas e situações semelhantes, espere que diminuam os sintomas mais fortes, para beber o chá. E mantenha a hidratação com água logo a seguir.

  1. d) Chá com alho e pimenta

Este chá pode ativar o seu metabolismo de forma eficaz, o que é ótimo não apenas para o emagrecimento, como para manter o corpo ativo em atividades físicas. Tanto o alho como a pimenta caiena, são ingredientes com fortes princípios ativos. Portanto, além de dosar na quantidade, deve-se dosar na quantidade de chá bebido.

A infusão é feita com dois dentes de alho picados e uma colher de chá de pimenta caiena. Ao colocar a mistura na água fervente, misture com uma colher-de-pau até a pimenta se dissolver.

 

 

1 Comentário

  1. Se necessitássemos de chás para desintoxicar o organismo, isso implicaria que o fígado não estava a fazer nada no nosso corpo. Mas é para isso que ele lá esta. Cumpre a missão e muito bem.

Deixar Resposta