Como tirar proveito dos bastões de corrida

0
225

Veja a fórmula matemática mais precisa de definir a altura do bastão

Quem participa em trails de maior distância, depara-se muitas vezes com os bastões na lista de equipamentos sugeridos pelas Organizações.

Se analisarmos os grandes nomes do trail running mundial e os vencedores das maiores e mais disputadas provas dos grandes e renomados circuitos, verificaremos que a esmagadora maioria desses protagonistas utiliza os bastões de trekking.

bastões 2Quando a perna começa a falhar ou quando o pescoço fica dolorido só de observar uma subida, lá estão eles prontos para ajudar o corredor a dividir o peso do seu corpo e da sua mochila, não apenas em dois pontos (suas pernas), mas em quatro.

Entretanto, usar os bastões de forma adequada e eficiente é mais difícil do que parece. Há uma técnica envolvida e, se forem utilizados de forma correta, os seus tríceps darão sinal de vida.

Eis alguns conselhos, para quando tiver de utilizar os bastões de corrida:

. Ajuste a altura do bastão até formar um ângulo de 90◦ entre o seu antebraço e o chão;

. Passe sempre as alças dos bastões para prendê-los ao pulso. Isso evitará que se magoe em caso de queda;

. Na subida, pode utilizar os bastões de forma assimétrica, ou seja, substituindo uma das pernas na hora da passada, ou simultaneamente, acompanhando a passada;

. Num terreno plano, os bastões de corrida colaboram com a propulsão quando utilizados de forma assimétrica (substituindo uma das passadas) e com os braços formando um ângulo de 70° com o chão;

. Nas descidas, usados assimetricamente, os bastões ajudam na estabilidade;

Existe, ainda, uma forma matemática e mais precisa de definir a altura do bastão. Obtenha a sua altura em centímetros (cm). Agora, coloque a sua altura em centímetros na seguinte fórmula:

– (altura em cm) x 0,68

– Ex: 182 x 0,68 = 123,76 cm ou 124 cm. Como normalmente as marcações dos bastões são de 5 em 5 cm, deve-se ajustar para o 5 ou 0 mais próximo, neste caso, 125 cm.

O resultado será em cm a altura ideal do seu bastão, altura esta que permitirá o uso mais eficiente do equipamento.

Importante: se pensa adquirir bastões, opte por um modelo leve, fácil de carregar e de usar. O investimento acaba por se diluir com o tempo.

Embora seja uma opção pessoal, em provas longas e com a duração de vários dias, recomenda-se mesmo levar bastões. Se o regulamento da prova o permitir, eles devem ter sempre um lugar garantido na sua mochila.

Deixar Resposta