O treino longo é parte importante da preparação de qualquer corredor para provas de média e longa distância. Mas muitos não gostam deste tipo de treinos por causa do desafio e da sua possível monotonia.
Eis cinco sugestões para que o treino longo não seja aborrecido:
1. Simule uma prova no treino
Uma estratégia para fugir da rotina é tornar o treino longo, o mais parecido possível com o dia da prova. Trajeto semelhante, alimentação igual e horário de treino próximo ao que será realizado na partida. Todos esses detalhes são importantes para o corredor simular o dia da corrida. Ele terá possivelmente um foco maior e não será apenas mais um dia de treino.
2. Crie novos percursos e destinos
Se o corredor fizer sempre o mesmo percurso, o treino longo ficará entediante. Nesse caso, uma opção é mudar algo na rotina de treinos. Para eliminar o tédio, o corredor pode conhecer novos parques e até mesmo escolher aleatoriamente um ponto de destino, diferente do que está habituado. Uma outra opção para fugir da monotonia é correr em variados tipos de terrenos, como montanhas e praias.
3. Tenha uma boa playlist
O treino longo costuma ser um bom momento para refletir e ter ideias ou soluções para problemas. Para tornar o treino mais atrativo, crie uma boa playlist de músicas que remetem a sensações variadas, como motivação e muita energia. É bastante válido ser criativo com esses recursos, mas cuidado. Não esqueça de ouvir o som num volume compatível com o ambiente onde for treinar para evitar riscos de acidente.
4. Treine com alguém ao seu lado
Realizar o treino sozinho é entediante? Procure um grupo de corrida ou convide amigos para o treino. Desde que mantenha o foco e não se distraia nos treinos por causa da conversa, essa pode ser uma maneira eficaz de conquistar os quilómetros desejados e deixar o treino longo divertido.
5. Crie metas
Outra estratégia bastante utilizada pelos corredores é criar metas durante o treino longo. Dividir o treino em partes e cumprir alguns objetivos pré-estabelecidos motivam o corredor.