A nova pista de atletismo já está visível no Stade de France e fá-lo com cores nunca antes vistas. A Organização apresentou a revolucionária pista de atletismo em dois tons de roxo para destacar as pistas e em cinza para marcar a área externa. À primeira vista, a pista impressiona pela originalidade e por evitar o clássico tom avermelhado. Uma monotonia que o Rio de Janeiro 2016 já tinha quebrado com a sua pista azul.
O responsável pela divulgação da nova pista foi o nove vezes campeão olímpico Carl Lewis, que viajou até à capital francesa para conhecer em primeira mão, as virtudes do novo sintético, fabricado pela Mondo. Também Eliud Kipchoge quis conhecer a nova pista, ele que no Mundial de Paris em 2003, conquistou a medalha de ouro dos 5.000 m, à frente do marroquino Hicham El Guerrouj e do etíope Kenenisa Bekele
A nova pista de 17.000 m2 tem um custo aproximado de 2 a 3 milhões de euros com uma vida útil de dez anos e segue os padrões estabelecidos pela World Athletics.
A Mondo é uma empresa italiana com sede em Espanha e com mais de 50 anos de experiência na fabricação de pistas e materiais de competição, como barreiras, blocos de partida, tapetes e gaiolas de lançamentos. Realizaram 13 edições dos Jogos Olímpicos e todos os Mundiais desde 1987. Em todo este tempo, foram batidos 300 recordes mundiais nas suas pistas graças às melhorias aplicadas regularmente pela sua equipa de investigação que inclui engenheiros, químicos, físicos e matemáticos.
Os atletas europeus terão a oportunidade de testar a mesma pista fabricada pela Mondo no Estádio Olímpico de Roma no próximo Campeonato Europeu, de 7 a 12 de junho.