Conheça cinco remédios naturais para aliviar picadas de insetos

0
561

Nesta época do ano, não são poucas as pessoas que sofrem com a presença dos insetos: irritações na pele, coceira, inchaço e dor são os principais vestígios que mosquitos, abelhas e formigas costumam deixar no organismo. A situação pode aghravar-se quando as pessoas estão longe dos centros urbanos ou quando as crianças são afetadas. Conheça então cinco remédios naturais e eficientes para aliviar os incómodos das picadas.

A lista refere opções naturais que substituem os cremes e pomadas específicas. No entanto, caso a reação alérgica seja mais intensa que o normal, convém recorrer a um médico ou à farmácia.

Casca de banana

casca bananaUtilizar a casca da banana como remédio natural contra as picadas de mosquitos é uma alternativa sustentável de aproveitamento na totalidade da fruta. Assim, o resíduo pode substituir com bastante eficiência as pomadas e cremes específicos, basta esfregar a parte interna da casca na área atingida pelos insetos – em alguns minutos, a picada vai desinchar, diminuindo, também, o incómodo. Além disso, a casca de banana é eficiente para estancar sangramentos e ajudar na cicatrização de feridas.

Manjericão

Engana-se quem pensa que a erva aromática tem apenas importância na cozinha, pois o óleo extraído do manjericão alivia a alergia causada no local das picadas de insetos. Para preparar o remédio natural, basta amassar as folhas até extrair o líquido de cor escura que elas reservam. A substância aromática contém cânfora e timol, duas propriedades utilizadas para aliviar a coceira.

Mel

honey potComposto por substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias, o mel trata o incómodo causado pelas picadas e traz vários benefícios para o corpo. Assim, basta passar um pouco do produto natural na picada para diminuir a irritação. Além disso, a consistência do mel dificulta que as pessoas cocem o local, contribuindo para desinchar a derme mais rapidamente.

Gelo

Uma compressa de água gelada ou de pedras de gelo consegue aliviar não só a coceira causada pelos mosquitos, mas também a dor que resulta da picada de outros insetos, como as abelhas e formigas. Isso porque as fibras nervosas da pele “congelam”, contribuindo para que a pessoa não continue a sentir os incómodos trazidos pelos insetos. No entanto, quando fizer as compressas, é preciso estar atento e  nunca optar pela água quente, pois, após a sua aplicação, as altas temperaturas fazem com que o organismo volte a produzir histamina, substância responsável pela resposta alérgica do corpo.

Leite e água

Aplicar leite misturado com água nas picadas é uma maneira simples de reduzir, não apenas a dor e a coceira, mas também o inchaço e a inflamação que ocorre no local atingido (caso a pessoa não tenha alergia à lactose). O remédio natural é preparado, de preferência, com os dois ingredientes bem gelados, em quantidades iguais. Depois de ficar pronta, a mistura deve ser aplicada na pele com um pedaço de tecido, reduzindo  os incómodos trazidos pelos insetos em pouco tempo. A mistura também pode ser aplicada nas queimaduras causadas pelo sol.

 

Deixar Resposta