Conheça oito benefícios da Quinoa

0
352

A quinoa é o alimento que tem todos os aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas que o corpo precisa para funcionar corretamente. Não foi por acaso que a ONU elegeu 2013 como o Ano Internacional da Quinoa.

Rica em proteínas, ela é fonte de cálcio e ácidos gordos ómega 3 e 6. E como qualquer cereal, ela é muito rica em fibras, sendo também uma ótima fonte de carbohidratos para a alimentação.

Além disso, a quinoa é livre de glúten, possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B e ainda tem, o mesmo ferro como o feijão.

Flocos ou grãos de quinoa?

Não há diferença de valor nutricional entre o grão, a farinha ou os flocos de quinoa. Todos possuem grandes benefícios para a saúde do organismo.

Oito benefícios da quinoa para o corpo

1. Previne o cancro

Um estudo da Universidade de Barcelona, na Espanha, publicado na revista Académica de Nutrição e Ciência dos Alimentos, apontou que as quantidades de ómega 3 e 6 da quinoa podem ajudar na prevenção contra o cancro, entre eles o cancro da próstata..

2. Previne as doenças cardiovasculares

É devido ao ómega 3 e 6 que a quinoa também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle da tensão arterial, contribuindo principalmente para evitar a hipertensão.

3. Reduz o colesterol

São esses mesmos compostos que são os responsáveis pelo auxílio na luta contra o colesterol elevado, o que também reduz a probabilidade de uma série de doenças cardiovasculares.

4. Fortalecimento muscular

Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento dos músculos, principalmente para quem pratica atividades físicas. Ela é uma ótima opção de ingrediente para receitas no pós-treino.

5. Fortalece os ossos

A quinoa também ajuda no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças, como a osteoporose, devido às suas elevadas quantidades de cálcio.

6. Auxilia o sistema nervoso

As vitaminas do complexo B são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormónios.

7. Ajuda a emagrecer

Consumir quinoa também pode ser uma ótima medida para quem quer perder alguns quilos. Isso porque as fibras presentes no grão dão uma maior sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome e favorecendo, assim, o processo de emagrecimento.

8. Aumenta a imunidade

A quinoa também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

 

Deixar Resposta