Conheça os benefícios da banana verde para a saúde

0
283

O principal benefício da banana verde consiste em ajudar a regular o intestino, aliviando a prisão de ventre, quando se come crua, ou combatendo a diarreia quando é cozida. Isto acontece porque a banana verde tem amido resistente, uma substância que não é digerida pelo estômago e que, por isso, ajuda na expulsão das fezes e que, quando cozida, aumenta a absorção de líquidos no intestino, diminuindo a diarreia.

Os principais benefícios da banana verde são:

1. Melhora o funcionamento do intestino

A banana verde ajuda a regular o intestino porque o amido presente na sua composição atua como fibra, sendo responsável por aumentar o volume das fezes, acelerar o trânsito intestinal e facilitar a eliminação das fezes.

Dessa forma, é possível não só combater a prisão de ventre como também prevenir a ocorrência do cancro do cólon, por exemplo, já que uma dieta pobre em fibras e rica em gordura pode favorecer o surgimento desse tipo de cancro.

2. Combate a diabetes

O consumo regular da banana verde pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo ou combatendo a diabetes, por exemplo. Isso porque o amido e as fibras presentes na banana verde evitam que a concentração de açúcar se elevem muito após uma refeição.

3. Diminui o colesterol

A banana verde é capaz de promover a diminuição dos níveis de LDL e aumento dos níveis de HDL, além de estimular a eliminação de gorduras.

4. Combate a depressão

O efeito da banana verde na depressão deve-se ao facto da fruta ser rica em vitamina B6 e Triptofano, que são substâncias essenciais para a produção de serotonina, que é conhecida como o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

5. Previne doenças cardiovasculares

Pelo facto de diminuir os níveis de LDL no sangue, a banana verde também pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, essa fruta é capaz de melhorar a circulação sanguínea.

6. Ajuda no processo de emagrecimento

As fibras presentes na banana verde ajudam a diminuir o apetite e garantir a sensação de saciedade, ajudando a perder peso. Além disso, a banana verde possui poucas calorias e estimula a queima de gordura, favorecendo o processo de emagrecimento.

Como usar banana verde

A banana verde pode ser utilizada em substituição da batata quando é cozida, mas também pode ser utilizada como sobremesa quando é adicionado açúcar ou canela.

Além disso, a banana verde também é utilizada frita como entrada ou para acompanhar as refeições. Mas ao ser frita, é adicionada gordura e, por isso, a banana verde perde muitos dos seus benefícios, devendo ser comida no máximo uma vez por semana.

A casca da banana tem o dobro de potássio e é menos calórica que a própria fruta, podendo também ser utilizada em receitas como o bolo brigadeiro.

Benefícios da farinha de banana verde

O grande benefício da farinha da banana verde é ajudar a controlar a diabetes, pois tem fibras que atrasam a absorção dos açúcares, fazendo com que o nível de açúcar não suba rapidamente no sangue. Além disso, as fibras da farinha também vão diminuir o apetite e facilitar o emagrecimento.

Para ter os benefícios da farinha de banana verde pode tomar-se duas colheres de sopa por dia de farinha de banana verde, não esquecendo de beber muita água, cerca de 1,5 a 2 litros por dia pois sem a água pode ocorrer constipação.

Biomassa de banana verde

Os benefícios da biomassa de banana verde são principalmente combater a diarreia, porque o amido resistente na banana verde cozida, ajuda a absorver os líquidos no intestino, parando a diarreia. Além disso, a biomassa da banana verde combate também a depressão, porque tem triptofano que ajuda na formação do hormónio serotonina, aumentando o humor e a sensação de bem-estar.

Deixar Resposta