Conheça os benefícios da semente de abóbora para desportistas

0
696

A semente de abóbora possui quantidades de magnésio suficientes para ganhar destaque entre os alimentos para atletas. O mineral é fundamental para muitos processos do organismo, como a contração e o relaxamento dos músculos.

São 262 mg de magnésio para 100 gramas, mais de metade do consumo recomendado para um adulto, além de ser rica em proteínas. 100 gramas (o equivalente a 446 calorias) da semente de abóbora oferecem 18 gramas de proteínas, além de fibras, vitaminas e minerais importantes, como zinco, ferro e fósforo.

Proteínas da semente de abóbora versus ganho de massa magra

Deve dizer-se que qualquer tipo de alimento proteico só funciona para ganho de massa magra se o desportista treinar para isso. Não adianta comer um punhado de semente de abóbora ou qualquer outra fonte de proteína e esperar ganhar músculos. O processo envolve alimentação, exercícios físicos direcionados para isso e estilo de vida.

O magnésio e a sua importância

Ele é chamado de rei dos minerais porque é necessário em centenas de processos químicos que acontecem no nosso corpo. Entre eles, auxilia no ganho e no fortalecimento de massa magra, por meio da síntese de proteínas. Se o desportista não está a receber o suficiente de magnésio, isso pode resultar em baixos níveis de energia e problemas com a função muscular, frequência cardíaca alterada ou cãibras musculares.

Um estudo sugeriu que enzimas do óxido nítrico contidas no óleo de semente de abóbora colaboram para a saúde do coração e para a circulação sanguínea. A razão está no óxido nítrico que ajuda a expandir os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo. Mas, talvez o processo mais importante para o qual o magnésio é usado, é metabolizar nutrientes e transformá-los em energia.

Ideias para consumir a semente de abóbora

A semente de abóbora é saborosa e muito versátil em receitas doces ou salgadas. Fica bem na granola (mistura de frutas secas, grãos, sementes e açúcar mascavo), em saladas, em risotos e outros pratos diversos. Eis algumas opções de consumo: por cima de uma torrada, da salada e até na receita de um hamburguer caseiro. Qualquer que seja a sua dieta, procure sempre variar os alimentos – o nosso corpo não se deve habituar a uma só fonte alimentar.

Receita de um batido pós-treino

Ingredientes

  • ¼ de abacaxi descascado, cortado em pedaços (cerca de 200 gramas)
  • ½ copo de sumo de laranja acabado de ser espremido
  • 2 colheres de sopa de sementes de abóbora encharcadas
  • 1 pedaço de gengibre descascado
  • 1 colher de chá de mel ou melado
  • 1 colher de sopa de sumo de limão fresco
  • 100 ml de leite de coco
  • 1 colher de chá de açafrão

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes, exceto o açafrão no liquidificador. Misture em alta velocidade durante um minuto. Despeje num copo e polvilhe a especiaria por cima, antes de servir.

Deixar Resposta