Conheça os benefícios dos coentros para a saúde

0
807

O coentro é uma folha de origem asiática rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês. Além de praticamente não conter sódio, o coentro faz bem à pele e ao intestino, previne doenças do coração e é um grande aliado para emagrecer.

Ele é utilizado desde a época dos egípcios antigos como folha medicinal, mas hoje já se sabe que basta inclui-lo na alimentação para aproveitar os seus inúmeros benefícios na a saúde.

Eis 11 benefícios do coentro, para a saúde e para o corpo.

  1. 1. Ajuda a emagrecer

As folhas de coentro contêm limoneno, uma substância química que age como um hormónio natural e que dificulta o acúmulo de gordura na região abdominal.

Só que além de auxiliar no emagrecimento, o coentro contribui principalmente para a manutenção do peso saudável a longo prazo.

Ele ajuda também a sentir menos fome, porque dá maior sensação de saciedade, além de ser bem menos calórico que outros temperos, como caldos prontos e molhos para saladas.

O chá de coentros é outra boa sugestão para uma dieta

  1. Tem efeito detox

O coentro também atua como um agente detox no organismo, pois facilita o trabalho do fígado na eliminação das toxinas e contribui para a diminuição das inflamações. Já sabemos que menos inflamação significa menor acúmulo de gordura e diminuição do peso.

É preciso utilizar o coentro como um grande aliado do emagrecimento em conjunto com uma dieta equilibrada, pois sozinho ele não faz milagres.

3. Previne diabetes e colesterol

O coentro ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue. Possui também antioxidantes, vitaminas, óleos essenciais e fibra alimentar, que atuam na diminuição das taxas de LDL (o colesterol mau) e contribuem para elevar os níveis do bom colesterol (HDL).

4. Previne cancro e Alzheimer

São os antioxidantes também que combatem os radicais livres e impedem a degeneração precoce de células sadias. É esse processo que diminui o risco de algumas doenças degenerativas, como o Alzheimer e outras situações, a exemplo do cancro.

5. Previne envelhecimento precoce e mantém a pele saudável

Com todas essas propriedades antioxidantes, o coentro ainda pode auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce e na preservação de um bom aspeto da pele.

Isso graças às suas boas quantidades de vitamina C, que atuam na formação de colágeno – essencial para evitar a flacidez e manter a saúde da pele em dia.

6. Previne doenças cardiovasculares

O coentro também regula os níveis de pressão arterial, já que a alta concentração de magnésio e a baixa quantidade de sódio, ajuda a controlar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão.

7. Impede a arteriosclerose

Outro dos benefícios do coentro é impedir a arteriosclerose, que é o enrijecimento das artérias devido ao acúmulo de placas de gordura. Ele atuaria, dissolvendo o colesterol que está acumulado nas paredes desses vasos e ajudando a desobstrui-los.

8. Melhora a digestão

Ele também estimula o peristaltismo, ou seja, os movimentos que facilitam e aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo. Isso torna o coentro, um laxante suave e natural.

9. Combate vómitos e diarreia

As suas folhas desidratadas podem ser utilizadas para combater crises de vómitos e diarreia, sendo excelente para problemas gastrointestinais e para regular o funcionamento do intestino.

10. Evita gases e náuseas

Auxilia no tratamento de problemas digestivos, como gases, náuseas, má digestão e dores abdominais.

Isso ocorre devidos às propriedades do coentro em estimular o organismo a produzir mais enzimas e sucos digestivos, facilitando a digestão e impedindo a formação de gases.

11. Melhora a imunidade

O coentro é uma excelente fonte de vitamina C e de outras vitaminas essenciais, como o ácido fólico, a vitamina A e o betacaroteno, que, acima de tudo, contribuem para fortalecer o sistema imunológico.

  1. Como usar o coentro

O coentro pode ser usado na salada, em sumos verdes ou até mesmo como chá, com receitas que permitem obter todos os seus benefícios.

Alguns estudos indicam que somente uma pequena quantidade de folhas e sementes de coentros já seriam suficientes para suprir mais de 1/3 de nossas necessidades diárias de vitamina C, por exemplo.

“Mas não existe uma quantidade exata para obter todos os benefícios do coentro. Recomenda-se que se consuma a planta e/ou as suas sementes, pelo menos algumas vezes na semana para ter melhores resultados para a boa forma e saúde.

Deixar Resposta