A ressaca é considerada um estado ou mal-estar causado pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que geralmente surge no dia seguinte ao consumo. Além da ressaca, no dia seguinte também pode acontecer o Blackout Alcoólico, que é a perda temporária de memória causada pelo consumo excessivo de álcool.
A ressaca é composta por um conjunto de sintomas como vómitos, mal estar, enjoo e dor de cabeça que são provocados pela desidratação que o álcool provoca no organismo e pelo trabalho excessivo do fígado para eliminar o álcool do sangue.
Principais Sintomas de Ressaca
Alguns dos principais sintomas da ressaca:
- Dor de cabeça forte;
- Sensibilidade ao som e à luz;
- Enjoo e vómito;
- Mal-estar geral e dores do corpo;
- Dor de estômago;
- Boca seca e muita sede;
- Falta de apetite.
Estes sintomas surgem geralmente no dia seguinte, depois de dormir, mas podem acontecer surgirem antes, entre 4 a 6 horas após parar de beber.
Além disso, enquanto que os sintomas de vómito, mal-estar, dor de estômago e enjoo, são provocados pelo trabalho excessivo que o fígado faz para eliminar o álcool do sangue, os sintomas de dor de cabeça, sensibilidade a sons, cansaço e sede, são causados pela desidratação e diminuição de oxigénio no cérebro.
Como curar a ressaca mais rapidamente
Para curar a ressaca mais rapidamente, além de ser essencial beber bastante água para hidratar, deve:
- Beber sumos naturais de fruta ou bebidas doces como chás ou café com açúcar ou mel;
- Comer alimentos leves e saudáveis, sem gorduras, como frutas cozidas, creme de legumes, arroz branco ou puré de batata por exemplo;
- Comer alimentos ricos em vitamina C e diuréticos como morango, laranja, ou abacaxi por exemplo, que vão ajudar no reforço do sistema imune e ajudar o organismo a expelir toxinas e a recuperar da intoxicação;
- Dormir um pouco mais do que o costume, pois ajuda o corpo e o cérebro a recuperarem melhor.
Além disso, também existem alguns remédios como o Alka-Seltzer, que ajudam a ultrapassar melhor a ressaca e que devem ser tomados com água, sempre antes de comer, de acordo com os sintomas sentidos.
Outra opção é o chá de gengibre, pois esta é uma planta medicinal com propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e desintoxicantes para o organismo, que deve ser bebido nestas situações 3 a 4 vezes por dia.
Como evitar ficar de ressaca
Para evitar ficar de ressaca, o melhor é mesmo não beber, mas se não puder evitar, eis algumas dicas a seguir:
- Tomar carvão vegetal ativado pois dificulta a absorção do álcool no estômago;
- Antes de cada bebida beber um copo de água para garantir a continua hidratação;
- Comer antes de beber e sempre de 3 horas em 3 horas, depois de começar a beber;
- Beber sempre a mesma bebida, evitando a troca de bebidas;
- Evitar bebidas compostas por misturas de bebidas, comoshots ou cocktails por exemplo.
Estas dicas, vão evitar que fique rapidamente bêbado, fazendo com que beba menos, mantenha a hidratação e dando mais tempo ao organismo para metabolizar o álcool, o que, consequentemente, ajuda a evitar a ressaca. Além disso, o soro caseiro também é uma ótima opção para beber quando está de ressaca, ajudando a hidratar e a repor a energia.